A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOugEPZIO-muet_J_VPJOH-bg8wmOrrzknGkHiJGRDbN7eIUCl_ChXav32WFkYx8Wbyq5yt-OjhkHN6-B56IW1fReuv1Bhe3RzNqbQS9cDLhxgcJ86CuCQd4Rk93GOowADQKjaqPsoE2k/s400/biofuels.JPG” contém erros e não pode ser exibida.

Novo combustível para a aviação

Fonte: Agência Envolverde/Agência Estado - Via Editora Abril

Equipe da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp desenvolveu um novo tipo de bioquerosene para ser usada como alternativa de combustível pela aviação. Segundo o professor Rubens Maciel Filho, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o novo combustível possui características de uso similares às do querosene fóssil e está pronto para ser comercializado.

Maciel explica que o produto tem alta taxa de conversão na reação que transforma óleo vegetal em bioquerosene, purificação elevada e baixo custo de todo o processo. "Devido à sua alta pureza, ele pode ser usado em altas altitudes, o que era uma limitação frequente em biocombustíveis para uso em aviões".

Análises realizadas na Unicamp e no Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) de São Paulo confirmaram que o novo combustível respeita os parâmetros da Agência Nacional de Petróleo (ANP), sendo adequado ao uso por aviões e por veículos de transporte terrestre.