La más bella imagen que hasta el momento he visto de la exhibición. Sirva de homenaje al malogrado Mig-23UB.
Otras instantáneas del momento del accidente.

O Caça acidentado é o da foto acima segundos antes do acidente.
Trata-se de um Mig-23UB "8423" do Escuadrão 1023 da Força Aérea da Libia
Se acidentou durante a LAVEX 2009
Foto: EL HANGAR DE TJ


Queda de caça Mig-23 na Líbia deixa dois pilotos mortos

Fontes: The Tripoli Post/ASN - Via : Aviation News

A queda de um caça Mikoyan-Gurevich MiG-23 da Força Aérea da Líbia (semelhante ao da foto acima) na manhã de hoje (7) no subúrbio de Trípoli, na Líbia, causou a morte dos dois oficiais-pilotos, que tinham a patente de coronel.

O caça estava se apresentando em um um show aéreo na Terceira Feira de Aviação da Líbia, a LAVEX 2009, no Aeroporto Internacional Ma'atiqa.

Uma fonte disse ao The Tripoli Post que o acidente ocorreu às 11:06 (hora local) em Souq Al-Jumaa, subúrbio de Trípoli.


O caça estava voando a baixa altitude participando do show aéreo. Numa manobra de descida em mergulho, o nariz da aeronave atingiu uma casa de um andar.

Duas mulheres ficaram levemente feridas e foram levadas para um hospital onde realizaram um check-up e, em seguida, foram liberadas, acrescentou a fonte.


Dois pilotos da força aérea morrem num acidente de avião militar

Fonte: AngolaPress - Via ANGOP


Angop
MIG 23 da Força Aérea da Líbia
MIG 23 da Força Aérea da Líbia

Dois pilotos da Força Aérea Líbia morreram, após o avião e que pilotam acidentar quarta-feira em Souk Al-Joumaa, no subúrbio leste de Tripoli, durante um voo de demonstração no quadro das paradas aéreas do Terceiro Salão Aeronáutico (LAVEX-2009), soube-se de fonte oficial.

Além dos dois pilotos do avião do tipo MIG-23, o acidente causou também ferimentos a três cidadãos que residem no local do acidente e estão a ser tratados no hospital.

O Mikoyan-Gurevich MiG-23 é um caça multifuncional, fabricado originalmente pela Mikoyan-Gurevich na antiga União Soviética. Foi produzido em larga escala, e projectado entre 1961 e 1964, e até hoje permanece em serviço em alguns países, recebendo toda assistência técnica.

Foram os seus principais compradores a Argélia, Cuba, Líbia, Polónia, Rússia, Síria e Angola.

O caça foi apresentado como uma aeronave mais robusta, com maior poder de fogo e com as deficiências do antecessor remediadas, podendo competir com o rival F-4 Phantom da época.

O novo caça utilizava um moderno sistema de radar, chamado de S-23, juntamente com um sistema de armamento projetado para carregar e disparar mísseis do tipo BVR.

Além disso, tinha como nova característica asas de geometria variável. Com elas o piloto da aeronave podia alterar a forma do aparelho em pleno ar, adaptando-a às diferentes condições de vôo, possibilitando assim operar em pistas com praticamente metade de comprimento do normal, transportar o dobro de armamento e voar em velocidade 30% superior ao seu antecessor.