http://www.vozderondonia.com.br/uploads/abate2.jpg

Imagem de uma interceptação semelhante ocorrida em em junho de 2009: No sentido horário, monomotor que invadiu o espaço aéreo brasileiro é interceptado por avião da FAB; sem obedecer às ordens de pousar, é perseguido; avião militar brasileiro dá tiros de advertência (risco tracejado à direita); por fim, monomotor obedece e pousa (Fotos: FAB/Divulgação)

Supertucano da FAB intercepta avião no espaço aéreo de Goiás

Fonte: Leonardo Ribbeiro / Marcos Tavares / Juarez Dornelles (DFTV) / ANAC - Via Aviation News

O avião foi abandonado com 124kg de cocaína. Os traficantes fugiram. Provavelmente, levando o que puderam da droga



A aeronave Cessna 182P Skylane, prefixo PT-KDB, pousou numa pista de terra entre Cristalina e Luziânia. Vinha da Bolívia e, assim que entrou no espaço aéreo brasileiro, foi acompanhada por aviões da Força Aérea Brasileira, que tentaram fazer contato com o piloto. Sem resposta, próximo à Cristalina, um caça da FAB deu duas rajadas de tiros, forçando o piloto a pousar na pista de uma fazenda da região.

O pouso foi feito a 20km da sede. Policiais Federais chegaram ao local, minutos depois, mas o avião estava vazio. Buscas foram feitas e numa estrada próxima foi encontrado um carro, também abandonado, com 124kg de cocaína, que teriam sido descarregados da aeronave. A polícia ainda não sabe dizer se a droga seria distribuída no Distrito Federal.

“O Entorno é um grande pólo recebedor e, posteriormente, distribuidor de drogas para o próprio Entorno e também para o DF. Pode indicar uma nova rota de tráfico, mas a confirmação vai depender do andamento das investigações”, esclarece o delegado federal Wesley Almeida.

A polícia ainda não localizou nenhum suspeito. De acordo com o delegado responsável pela investigação, pelo menos quatro pessoas teriam participado dessa ação.

A aeronave segue para Goiânia. O carro está na Superintendência da Polícia Federal do DF, onde vai passar por perícia. Os policiais também recuperaram 105 cápsulas, calibre 44 e 50 cápsulas 9 milímetros.