A China desenvolverá um cargueiro militar próprio, de 200 toneladas, segundo informou o presidente geral da AVIC, Hu Xiaofeng, que afirmou ainda que o transportador militar será um projeto independente, desenvolvido e fabricado pela XAC (Xi’an Aircraft Industry Group).
Segundo informou, o projeto da aeronave teve início à 4 anos e que a aeronave terá fuzelagem alargada e avantajada capacidade de carga, melhoria dos dispositivos electrônicos, e até mesmo alguns conceitos absorvidos C-17. Para o motor, a China vai provavelmente usar D-30 motores e em seguida, substituí-los pelo WS-18 ou mesmo utilizar um modelo turbofan desenvolvido a partir do FWS-10.
Hu Xiaofeng, não deu informações detalhadas sobre o programa. Entretanto segundo o site China Defense a aeronave teria as seguintes configurações.
Tripulação: 3
Capacidade de Carga: 60-65 ton
Comprimento: 49 m
Envergadura: 50 m
Altura: 15 m
Área alar: 310 m2
Peso vazio: 100 ton
Peso máximo de decolagem: 220 ton
Propulsão: 4 × turbofans (modelo indefinido)
Velocidade máxima: 750-800 km/h
Alcance: (com carga máxima) 4,400 km
Teto de serviço: 13.000 m
Durante anos, a Xi’an Aircraft Industry Group absorveu tecnologias estrangeiras, especialmente as referentes à QC (Quality Control) e QA (Quality Assurance). Enquanto isso, a AVIC se dedicou aos correspondentes projetos tecnológicos. Tal como a CARDC (China Aerodinâmica Research & Development Center) que obteve avanço de propulsores, teste, simulação e desenvolvimento.
Entretanto, a indústria chinesa tem abosrvido nos últimos anos, especialmente das parcerias com as empresas Airbus e EMBRAER, as tecnologias de fabricação de materais avançados como poliacrilonitrila (PAN) com fibras de carbono, o que os capacitou a produzir materiais de aviação de alta performance, o que estará certamente presente no projeto do seu cargueiro militar pesado .
O valor estratégico do Cargueiro militar pesado para a China, não pode ser medido apenas pelo fato deste melhorar a performance e garantir a projeção de poder do exército popular, mas também, pelo fato de que este ambicioso projeto capacitará em muito a indústria local, provendo a capacidade de projetar e desenvolver suas próprias aeronaves de forma independente.
o Dragão quer voar alto…
O desenvolvimento deste avião já foi alvo de uma atéria no Plano Brasil e pode ser conferido no link. C-17 SKY
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