http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=405637

OUSADIA NOS ARES: as aeronaves fizeram um verdadeiro espetáculo nos céus de Caucaia, deixando moradores boquiabertos com as acrobacias de tirar o fôlego, como piruetas. Foram 22 sequências de manobras com 55 acrobacias realizadas por sete aeronaves T-27 TUcano - Foto: Kid Júnior

Show encanta 15 mil pessoas

Fonte: Diário do Nordeste - Por: DELY SÁTIRO

A beleza do mar da Tabuba era apenas um mero detalhe. Durante a tarde de ontem, o encanto ficou por conta de um espetáculo no céu. Pela primeira vez no distrito, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, realizou uma série de performances aéreas que não deixaram o pequeno Gabriel Machado, sete anos, sequer fechar os olhos. "Nunca tinha visto algo parecido na minha vida. Fiquei impressionado com as manobras radicais e a coragem dos pilotos", revela o estudante, sem disfarçar a emoção.

Assim como ele, cerca de 15 mil pessoas, segundo a organização, conferiram as piruetas por um longo período, de aproximadamente 40 minutos.

O público, composto por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, aplaudiu, com entusiasmo, as 22 sequências de manobras com 55 acrobacias realizadas por sete aeronaves T-27 Tucano, de fabricação brasileira, sob o comando do tenente-coronel aviador, José Aguinaldo de Moura. Hoje, dia 14, vai ser a vez de Fortaleza receber o espetáculo, a partir das 16h, na Avenida Beira-Mar.

Segundo o capitão da esquadra, Anderson Amaro, a missão da equipe é justamente estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas. Além disso, "valorizar o sentimento de nacionalismo e demonstrar o alto grau de treinamento dos pilotos brasileiros".

A abertura do evento foi marcada pela apresentação de queda livre da Federação Cearense de Paraquedismo. Durante o salto, cada paraquedista conduziu uma bandeira do Brasil, do Ceará e do município de Caucaia.

Em seguida, houve a apresentação das aeronaves, que formaram imagens em meio às nuvens e fizeram manobras difíceis, como posição invertida (de cabeça para baixo), percorrendo mais de três mil metros.

As demonstrações nos ares, conforme o capitão Mauro Massahiro, é resultado de um treinamento exaustivo com profissionais capacitados e preparados. Mesmo diante do talento e da preparação dos pilotos, Massahiro destaca ser importante testar a aeronave antes das apresentações. O procedimento é feito para saber se ela está apta para a realização das piruetas.

Comemorações

Desta vez, as acrobacias, em formação e por aeronave isolada, fizeram parte dos festejos de emancipação política do município de Caucaia, que completou 250 anos em 15 de outubro passado, e do Dia do Aviador, comemorado em 23 do mesmo mês.

A ação contribuiu para que moradores da região pudessem se distrair e usufruir da novidade. Conforme a corretora Solange Garrido, 58 anos, "a cidade, de vez em quando, precisa de eventos como esse para quebrar a monotonia".

Com pensamento semelhante, o jovem Antônio Lima, 24 anos, afirmou que é a primeira vez que os moradores têm a oportunidade de observar performances executadas com tanto preciosismo.

O espetáculo, iniciativa da Prefeitura de Caucaia, não propiciou somente o lazer, mas ofereceu incremento à economia da região. De acordo com o prefeito Washington Goes, parte da segurança do evento foi composta por moradores do município e, na ocasião, muitos comerciantes aproveitaram a oportunidade para lucrar.

O êxito do espetáculo também foi atribuído pelo prefeito à tranquilidade das pessoas, que souberam se divertir sem confusão. Após as apresentações das piruetas, foi entregue, durante a noite, a medalha "Grã-Cruz", considerada a maior comenda do município, a autoridades que contribuíram para o desenvolvimento de Caucaia.

Foram homenageados o ministro dos Portos, Pedro Brito do Nascimento; o deputado federal Ciro Ferreira Gomes; a desembargadora de Justiça Gizela Nunes da Costa; e o tenente brigadeiro da Aeronáutica, Antônio Pinto Macedo.



Esquadrilha da Fumaça faz apresentação em Fortaleza

Fonte: TV Jangadeiro - Com informações do Site da Esquadrilha da Fumaça

As aeronaves realizam acrobacias pelo Circuito Nordeste 2009. Ontem ela esteve em Caucaia.

Depois de se apresentar ontem na Praia da Tabuba, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, a Esquadrilha da Fumaça faz apresentação neste sábado (14), agora na capital cearense, dentro do chamado Circuito Nordeste 2009.

Os pilotos e suas aeronaves fazem show às 16 horas, na avenida Beira Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense.