O presidente Dmitri Medvedev concedeu hoje a ordem de Herói da Rússia a Mikhail Kalashnikov, criador do fuzil AK-47, a arma de fogo mais conhecida e utilizada do mundo.
"'Kalashnikov' é uma das palavras russas mais conhecidas no mundo. Isso não é por acaso. Essa conquista criativa ajudou a Rússia a progredir", disse Medvedev ao entregar a Mikhail a medalha de ouro Herói da Rússia, a ordem mais importante do país.
O presidente destacou que Kalashnikov "transformou as armas de fogo russas em um dos melhores produtos nacionais", segundo as agências de notícias locais.
Além de felicitar de forma carinhosa o criador de fuzis e metralhadoras por ocasião de seu aniversário, Medvedev também desejou a ele uma longa e frutífera carreira.
"Noventa anos, são muitos ou poucos? Não sei. Tenho a impressão de ter vivido muito, mas feito ainda pouco. No entanto, ainda posso trabalhar em nossa fábrica e me dedicar à formação de jovens", assinalou o homenageado.
Kalashnikov, nascido em 10 de novembro de 1919, confessou em 2007, por ocasião do 60º aniversário do registro oficial de seu fuzil na União Soviética, que os nazistas foram os culpados por sua invenção, já que sua vocação verdadeira era desenhar maquinaria agrícola.
Embora tenha começado a idealizar o desenho de uma arma de fogo automática em 1942, enquanto estava internado em um hospital após ser ferido em combate contra o Exército nazista, o primeiro fuzil de assalto AK-47 só foi registrado oficialmente em 1947.
Segundo as autoridades russas, pelo fato de a União Soviética não ter chegado a patentear a invenção, até 90% dos fuzis Kalashnikov produzidos no mundo são falsos.
A marca Kalashnikov só foi registrada no Escritório Internacional de Patentes da Suíça em 1998, e seu inventor nunca lucrou financeiramente com a criação.
0 Comentários