Paquistão negocia míssil com empresa de SP
Venda coloca Brasil em saia-justa, já que Índia, parceira estratégica do país, protesta contra negócios com o rival do sul asiático. No ano passado, Mectron e Paquistão haviam fechado a negociação de um primeiro lote de cem mísseis, que custou 85 milhões de euros
Igor Gielow - Folha de São Paulo
Venda coloca Brasil em saia-justa, já que Índia, parceira estratégica do país, protesta contra negócios com o rival do sul asiático. No ano passado, Mectron e Paquistão haviam fechado a negociação de um primeiro lote de cem mísseis, que custou 85 milhões de euros
Igor Gielow - Folha de São Paulo
A empresa paulista Mectron negocia com o governo do Paquistão o fornecimento de um novo lote de mísseis, de um modelo diferente do que foi comprado em negócio polêmico fechado no fim do ano passado. A eventual concretização da negociação ainda embrionária promete nova saia-justa para o governo brasileiro contornar, uma vez que a Índia já protestou veementemente contra a primeira venda. Desde a partilha pós-colonial em 1947, Índia e Paquistão são arquirrivais e já travaram três grandes guerras e inúmeros conflitos menores.
Para complicar, o ministro Nelson Jobim (Defesa), principal defensor do negócio de 2008, desembarca na Índia no começo de dezembro justamente para contatos com os militares do país.
Toda venda militar brasileira precisa ser aprovada pelo Itamaraty e, depois, pelo Ministério da Defesa. Na ocasião do primeiro lote de mísseis, cem unidades do modelo MAR-1 por 85 milhões, o então número dois da diplomacia, o hoje ministro de Assuntos Estratégicos Samuel Pinheiro Guimarães, se opôs ao negócio porque iria ferir suscetibilidades dos indianos. A Índia é considerada parceira estratégica do Brasil em fóruns como o Ibas (Índia-Brasíl-África do Sul), e o momento então era diplomaticamente sensível. O centro financeiro indiano de Mumbai havia acabado de ser atacado por terroristas de origem paquistanesa, numa série de ações que deixou quase 200 mortos.
O governo brasileiro foi o avalista do negócio da Mectron, concedendo um seguro de crédito de 25 milhões de euros por meio do Banco do Brasil. A coincidência da aprovação logo após os ataques gerou um duro pedido de explicações da Embaixada da Índia. A posição de Jobim, de que vetar o negócio implicaria acusar o governo paquistanês pelos ataques, prevaleceu. Posteriormente, um grupo de diplomatas indianos foi recebido na Defesa e recebeu explicações consideradas satisfatórias por eles de que nenhuma tecnologia sensível seria repassada.
Negociações
O novo negócio, conforme a Folha apurou, começou a ser discutido numa visita de representantes da Mectron ao Paquistão há mais de três meses. Há um intercâmbio constante de técnicos brasileiros e militares paquistaneses, por conta do contrato do MAR-1, então a visita passou despercebida. Paquistão e Ministério da Defesa não falam sobre o assunto, mas a Folha apurou que o governo brasileiro não foi avisado ainda da negociação. A Mectron, procurada pela reportagem, afirmou que não poderia falar sobre seus negócios -de resto, uma praxe no delicado campo em que atua.
A venda agora não seria dos MAR-1, mísseis que buscam destruir alvos que emitem sinais de radar, como baterias antiaéreas. Desta vez, o Paquistão mostrou interesse nos mísseis ar-ar, para combate aéreo.
A Mectron já fabrica o MAA-1 Piranha, míssil básico da aviação de caça brasileira, mas o modelo é de uma geração já obsoleta. Logo, a opção deverá recair sobre o MAA-1B, o Piranha-2, cujo desenvolvimento está em etapa final. Como no caso do MAR-1, um eventual contrato poderá fornecer o impulso final para a confecção em escala industrial do míssil.
A empresa, surgida dos escombros do parque bélico nacional nos anos 90, é um centro de excelência em engenharia. Será uma das principais beneficiárias de repasse de tecnologia caso a Força Aérea feche a compra dos seus novos caças.
No Itamaraty, há a preocupação em não melindrar os parceiros indianos -em termos econômicos, o volume comercial com Nova Déli pode chegar aos US$ 10 bilhões em 2010, enquanto com Islamabad não chega a US$ 500 milhões.
Objetivamente, os mísseis não mudam o equilíbrio de forças entre os rivais. O que detém os países de ir à guerra hoje, a qual seria ganha de forma convencional pela militarmente superior Índia, é o fato de ambos terem armas nucleares.
Venda de mísseis brasileiros ao Paquistão pode irritar Índia
Fonte: Estadão - Tânia Monteiro e Denise Chrispim Marin, BRASÍLIA
Fonte: Estadão - Tânia Monteiro e Denise Chrispim Marin, BRASÍLIA
Avalizada em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exportação de mísseis fabricados pela companhia brasileira Mectron ao Paquistão poderá se transformar em nova dor de cabeça para o governo. A empresa estaria em negociações com Islamabad para a venda de mais um lote desse armamento ao Paquistão, país que tem como inimigo e alvo a Índia, parceira estratégica do Brasil e sócia em dois foros emergentes.
"Ainda não tenho notícias desse negócio. Não recebemos nenhum pedido de autorização. Mas, se aparecer, cada dia com a sua agonia", afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, após confirmar a transação entre a Mectron e o Paquistão no ano passado.
A venda de um lote de cem mísseis, em 2008, teria totalizado 85 milhões, segundo a Folha de S. Paulo. Mas os dados desse comércio foram omitidos das estatísticas oficiais brasileiras por se tratar de um bem altamente sensível, como explicou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Como se trata de uma exportação controlada pelo governo, o processo foi submetido à avaliação do Itamaraty, que desaconselhou o negócio por seu potencial de criar problemas bilaterais entre o Brasil e a Índia.
O Ministério da Defesa, a outra área do governo que deve se manifestar sobre o comércio exterior de armas e munições, deu seu aval. Diante do impasse entre os dois ministérios, a questão foi levada ao presidente Lula, que liberou o embarque.
Jobim justificou ontem que, como o contrato já havia sido firmado e submetido à Câmara de Comércio Exterior, teria de ser honrado. Na ocasião, as reclamações encaminhadas pela Índia ao Brasil acabaram contornadas com o argumento de que Nova Délhi também poderia se valer do Brasil como provedor de mísseis e os EUA fornecem armas para Índia e Paquistão. Em 2008, as reclamações não chegaram a repercutir no andamento dos projetos bilaterais nem no encaminhamento do Foro Ibas (Índia, Brasil e África do Sul) e do Foro Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), duas das frentes de convergência de economias em desenvolvimento.
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