Mercedes compra a equipe Brawn GP de F-1

O Globo, Reuters e Lancepress

A montadora alemã Mercedes-Benz anunciou na manhã desta segunda-feira a compra da equipe Brawn GP, atual campeã mundial de pilotos e construtores na Fórmula-1, e que vendeu suas ações na McLaren - o time britânico continuará recebendo os motores alemães até 2015. A escuderia dirigida por Ross Brawn este ano passará a ter o nome de Mercedes GP Team.

- A Mercedes vai competir na Fórmula-1 a partir do ano que vem com sua própria equipe de fábrica. Isso será possível com a aquisição de 75,1% da Brawn GP, sendo 45,1% deles pela Daimler (dona da marca Mercedes). O restante continuará com seus atuais acionistas: Ross Brawn, Nick Fry e outros integrantes do time. Os interesses da Daimler são ter uma equipe da Mercedes. Ross Brawn permanecerá como chefe de equipe - disse Dieter Zetsche, presidente da Daimler.

A Mercedes já teve uma equipe na Fórmula-1, entre 1954 e 1955, e conquistou os dois títulos de pilotos com Juan Manuel Fangio. Depois, já na década de 90, voltou à categoria como fornecedora de motores da Sauber, mas em 1995 acertou com a McLaren, pela qual foi campeã em 1998 e 1999 com Mika Hakkinen e 2008 com Lewis Hamilton.

Curiosamente, a equipe que terá o nome de Mercedes se chamava Honda até 2008. Mas a montadora se retirou da Fórmula-1 por causa da crise econômica e a vendeu a Ross Brawn, que aproveitou o projeto deixado pelos japoneses e conquistou os títulos de pilotos (Jenson Button) e construtores.

A dupla de pilotos não foi confirmada, mas deverá ser toda alemã, com Nico Rosberg, que deixou a Williams, e Nick Heidfeld, que ficou a pé com a retirada da BMW Sauber. Já Jenson Button deverá mesmo fechar com a McLaren para ser companheiro de Lewis Hamilton, enquanto Heikki Kovalainen será o dispensado do time.