Rollout do primeiro JF-17 Thunder Paquistanês

By Vinna com informações do Defense Talk e ASIAN DEFENCE

Nesta segunda-feira o Paquistão aderiu formalmente ao clube de nações que dominam a fabricação de um caça a Jato com o seu JF-17 Thunder (ou “Super Seven”). Em cerimônia presidida pelo Primeiro Ministro do Paquistão Syed Yusuf Raza Gilani em PAC Kamra - Complexo Aeronáutico Paquistanês de Kamra o país recebeu formalmente o seu primeiro exemplar do caça produzido no país.

Prestigiaram a cerimônia o Presidente do Senado Farooq H. Naik, O Ministro da Informação Qamar Zaman Kaira, O Ministro da Defesa Ahmed Mukhtar, O embaixado rda China no Paquistão Luo Zhaohui, o Embaixador Paquistanês na China Masood Khan. O Programa de desenvolvimento do caça JF-17 Thunder é um marco no desenvolvimento tecnológico paquistanês. Programa emprega cerca de 5.000 pessoas. O Governo do Paquistão já firmou em breve a encomenda de 40 aeronaves JF-17 “Thunder” todas produzidas no PAC Kamra dentro dos próximos três anos.

A aeronave, deverá substituir na Força Aérea do Paquistão, os modelos mais antigos do MiG-21, do Mirage e igualmente aeronaves de fabricação chinesa derivadas do MiG-21, como o J-7-II, que estão ao serviço na FAP - Força Aérea Paquistanesa. Espera-se que em breve um esquadrão destas aeronaves esteja em operação na Força Aérea Paquistanesa.


O JF-17 Thunder,é um caça leve multifuncional de baixo custo que tem alta manobrabilidade e capacidade BVR. É fruto de uma ‘joint venture’ Sino-Paquistanesa para um caça de combate multifunção leve monomotor – uma Klimov RD-93, derivada da RD-33. O caça, tem na sua origem o avião de combate J-7, ou F-7 (versão de exportação) que é uma cópia do MiG-21, do tempo da União Soviética.