Tanques no coração de Moscou

Fonte: Russia Today, 7 de novembro de 2009 - Via: Sala de Guerra

7 de novembro marca o 68º aniversário da singular parada militar em Moscou em 1941, quando, após marchar pela Praça Vermelha, os soldados soviéticos partiram diretamente para a linha de frente.

Este ano, uma marcha em celebração foi realizada na capital russa para comemorar o esforço do país na Segunda Guerra Mundial.

Pelo menos 45 participantes da parada de 1941 compareceram como convidados de honra.

A marcha envolveu unidades atuais do distrito militar de Moscou – vestindo uniformes militares soviéticos e outros uniformes históricos – como também 4.000 membros de diversas organizações de juventude.

Também, dois famosos tanques T-34 da Segunda Guerra tomaram parte na parada deste ano. O T-34, produzido entre 1940 e 1958, foi a pedra fundamental das divisões blindadas Exército Vermelho por toda a guerra. Foi muitas vezes creditado como o mais eficiente, efetivo e influente tanque da guerra.

A parada de 7 de novembro de 1941, que por sua vez comemorava a Revolução Bolchevista de 1917, foi realizada pela primeira vez após a Rússia entrar em guerra, e objetivava elevar o moral enquanto as forças alemãs se aproximavam de Moscou.

Enquanto isso, os comunistas na Rússia prepararam diversas marchas e comícios no centro de Moscou e por todo o país, para celebrar o 92º aniversário da Revolução Bolchevista, que é mais comumente referida na Rússia como “Grande Revolução Socialista de Outubro”.

Embora o 7 de novembro não seja mais celebrado como feriado nacional desde que o ex-presidente Vladimir Putin aboliu-o anos atrás, pesquisas de opinião dizem que muitos russos ainda marcam a data como aniversário da revolução.