Pyongyang reivindica pedido de desculpas de Seul após enfrentamento naval

De Agencia EFE

O regime comunista da Coreia do Norte pediu hoje a Seül que se desculpe pelo enfrentamento no Mar Ocidental (Mar Amarelo) que provocou sérios danos a uma patrulha norte-coreana, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Pyongyang considerou o incidente como "uma grave provocação armada" por Seül e informou que a embarcação norte-coreana retornou a suas águas "envolvida em chamas" após a troca de tiros.

A agência oficial norte-coreana KCNA, citada por Yonhap, assegurou que seu navio retornava d'uma missão de reconhecimento quando "um grupo de navios de guerra das forças sul-coreanes lhe passaram a caçá-los e cometeram a grave provocação de disparar-lhe".

O Ministério da Defesa em Seül assegura que o patrulheiro norte-coreano trespassou a linha marítima fronteiriça, levando a um de seus navios a realitzarem disparos de advertência, respondidos pela outra embarcação que "atacou diretamente".

A batalha, que durou cerca de dois minutos, supõe o primeiro choque naval entre as dues Coreias nos últimos sete anos.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, convocou uma reunião ministerial de emergência após o fato, enquanto que o primeiro-ministro, Chung Un-chan, chamou à calma e assegurou que se tratou de um "enfrentamento acidental".

Na fronteira marítima em águas do Mar Ocidental se produziram no passado enfrentamentos com baixas entre navios das dues Coreias, que mantêm uma disputa polêmica sobre a linha fronteiriça estabelecida ao término da Guerra da Coreia (1950-1953) por forças da ONU liderades pelos EUA, mas sem o consenso da Coreia do Norte, que assegura que a fronteira real se encontra vários quilômetros mais ao sul do que marca a linha atual.

Foto

Monitor em uma estação de trem em Seul exibe reportagem (com imagens de arquivo de 99) sobre confronto naval entre as Coreias do Norte e do Sul. (Foto: Ahn Young-Joon/AP Photo)


Coreia do Sul e RPDC entram em conflito no Mar Amarelo

Fonte: CRI Online

Um conflito militar ocorreu hoje (10) entre a Coreia do Sul e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) no Mar Amarelo, e cada um dos lados acusou o outro de ter cruzado primeiro a fronteira marítima.

Segundo a Agência de Notícias Yonhap da Coreia do Sul, que citou uma fonte do Ministério da Defesa do país, um navio de patrulha da RPDC cruzou a "Linha do Limite do Norte" no Mar Amarelo. As embarcações sul-coreanas emitiram alertas e trocaram disparos com o navio da RPDC, que sofreu danos leves. Até agora, não há informações sobre vítimas.

O porta-voz do palácio presidencial da Coreia do Sul, Lee Dong-Kwan, afirmou que o presidente Lee Myung-bak convocou uma reunião de emergência para discutir a resolução do conflito.

O comando do Exército Popular da RPDC divulgou um comunicado, acusando as embarcações sul-coreanas de terem tomado ações militares provocadoras e exigindo que a Coreia do sul peça desculpa pelo assunto.

Foto: AP
Foto de arquivo liberada pela Marinha sul-coreana nesta terça-feira mostra embarcações do mesmo modelo das que se envolveram no confronto com a Coreia do Norte (Foto: AP)

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros junto da fronteira marítima

Fonte: Jornal Digital

Navios de guerra das marinhas das duas coreias trocaram tiros esta terça-feira junto à costa ocidental da península.

Seul alega que uma unidade naval da Coreia do Norte violou a fronteira marítima mas Pyongyang garante que não houve violação de fronteiras e já exigiu um pedido de desculpas formal. «As autoridades militares sul-coreanas devem apresentar desculpas ao Norte por esta provocação armada e adotar as medidas que se impõem para que uma provocação similar não volte a se repetir», afirma o Estado-Maior norte-coreano num comunicado divulgado pela agência KCNA.

O canal sul-coreano YTN, citando fontes militares, avançou a razão do barco norte-coreano ter atravessado a fronteira foi a perseguição de um pesqueiro chinês que operava na região. A linha de fronteira marítima entre os dois países nunca foi reconhecida pelo Norte sendo uma área de frequentes disputas entre Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

O regime norte-coreano tem vindo a acusar a Coreia do Sul de ter enviado ao longo do mês de Outubro navios de guerra para a fronteira com intuitos provocatórios.