Boeing 787 faz seu primeiro voo nos EUA

Fontes: G1 - Notícias sobre Aviação - Via BGA

Com dois anos de atraso, novo Boeing 787 decola em seu primeiro voo teste




Com mais de dois anos de atraso, o revolucionário novo avião da Boeing, o 787 Dreamliner, decolou nesta terça-feira (15) para seu primeiro voo teste. A decolagem ocorreu em Paine Field, Everett, no Estado de Washington. Os pilotos Michael Carriker e Randall Neville farão uma série de testes básicos e checagem de sistemas no voo, que deve durar quatro horas.

O lançamento do primeiro voo foi adiado cinco vezes nos últimos dois anos. A expectativa agora é que a primeira entrega - prevista inicialmente para 2008 - seja feita no fim de 2010, para a japonesa All Nipon Airways.

A aeronave é feita com materiais compostos, que são mais leves que o alumínio, que compõe a fuselagem de aviões comerciais tradicionais. Com isso, é possível ter um consumo 20% menor de combustível. A eficiência no consumo de combustível tem grande apelo entre companhias aéreas, que nos últimos anos têm enfrentado dificuldades com a volatilidade de preços.

Além disso, a Boeing afirma que os materiais compostos não entram em fadiga e por isso precisam de menos checagens de manutenção. A companhia afirma que os custos de um 787 são 30% menores do que uma aeronave comum.










Vídeos