Retirada do F-15J que pousou de barriga na pista de
F-15J que pousou de barriga na pista de komatsu

Mais um F-15J do Japão tem problema, dessa vez durante o pouso

Fonte: Asahi – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Ambos os trens de pousos principais em um F-15J da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão (JASDF) entraram em colapso enquanto pousava na Base Aérea de Komatsu, hoje pela manhã. Fotos do incidente estão abaixo.

Um caça F-15J Eagle, da JASD, ao tentar pousar na pista da Base Aérea de Komatsu, teve uma pane do trem de pouso principal, que ao tocar na pista, não suportou o peso da aeronave e, entrou em colapso. Toda parte de baixo da aeronave ficou raspada e levemente chamuscada com a fricção do metal com o asfalto, criando um princípio de incêndio que foi imediatamente extinguido. O piloto, Tenente Coronel Tikayama Syougo ficou levemente ferido.

As pistas da base aérea, que são compartilhadas com os voos comerciais do aeroporto da cidade, ficaram fechadas por uma hora, atrasando os voos de 11 aeronaves. A JASDF disse que o F-15J estava retornando de uma missão de treinamento. O Chefe da JASDF se desculpou pelos atrasos causados nos voos comerciais.

Segundo testemunhas a aeronave vinha para o pouso com trem de pouso baixado, mas possivelmente não havia sido baixado totalmente, vindo a ficar dobrado. O incidente foi causado ao tocar na pista, pois a informação do piloto era de que o trem de pouso estava normal. Não existe um mecanismo de checagem se o trem de pouso está totalmente baixado, o que dificulta a informação para o piloto.

Após o treinamento, outras três aeronaves que estavam voando pousaram normalmente na base aérea.

No dia 20 de novembro, num show aéreo na Base Aérea de Tsuiki, um F-15J estava numa demonstração, e logo após a decolagem, numa curva de alto desempenho, veio a perder pedaços do estabilizador vertical e horizontal. Após o incidente, o operador dos F-15J solicitou uma inspeção minunciosa em todas 202 aeronaves F-15 do Japão.

.