Segundo a agência de notícias russa Interfax informou, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, o tenente-coronel Vladimir. informou que, como esperado, o Centro Aeronáutico de Lipetsk recebeu os aviões em 19 dezembro de 2009. A Força Aérea da Rússia já recebeu anteriormente outros dois Su-34, obtidos em 2007-2008.
Em 2008, o Ministério da Defesa encomendou ao grupo industrial Sukhoi da Rússia, do qual faz parte a Novosibirsk Aviation Production Association (NAPO), a unidade que produz o Su-34, 32 destes bombardeiros. De acordo com os planos dos militares, o Su-34 devem substituir os obsoletos Sukhoi Su-24. Anteriormente, foi comentado que a Força Aérea havia recebido da NAPO o último lote dos modernizados Su-24M2, completando assim a modernização dos Su-24 da Força Aérea.
Em junho de 2009, a Força Aérea da Rússia tinha cerca de 300 Su-24 de várias modelos diferentes, com 60 dessas máquinas servindo na aviação naval.
O primeiro vôo Su-34 teve lugar em Abril de 1990, sendo ele capaz de velocidades de até 1900 quilômetros por hora e de um alcance máximo de quatro mil quilômetros. Este bombardeiro carrega um canhão de 30 milímetros e apresenta 12 cabides sub-alares e sob a fuselagem que são capazes de transportar até um tital de oito mil quilos de bombas, mísseis, casulos eletrônicos e de tanques de combustível externos.
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