Iraque reativa a força aérea depois de quase 20 anos da invasão do Kuwait

Fonte: AFP – Tradução e Adpatação do texto: Cavok

Um piloto iraquiano ao lado de uma aeronave T-6 Texan II recentemente entregue para a Força Aérea do Iraque

Um piloto iraquiano ao lado de uma aeronave T-6 Texan II recentemente entregue para a Força Aérea do Iraque

O Iraque está reativando sua força aérea a qual foi dizimada em 1991 durante Guerra do Golfo e está treinando os pilotos para um esquadrão de 18 a 24 caças, conforme anunciou na quarta-feira, dia 16, o Ministro da Defesa Abdel Qadr Obeidi.

Obeidi informou a reabertura da academia da força aérea em Tikrit, no norte do Iraque, que será encarregada de formar a nova geração de pilotos, navegadores e tripulações no solo.

“Nós estamos virando uma página na história da Força Aérea do Iraque,” disse o ministro ao ver a chegada de quatro aeronaves de treinamento T-6A fabricadas nos EUA e pilotadas por instrutores iraquianos.

Sob um contrato de joint-venture de US$ 210 milhões entre os EUA e o Iraque, os iraquianos devem receber outras quatro aeronaves T-6A no final de janeiro de 2010, seguidas de mais sete em dezembro.

Os estados Unidos também providenciarão simuladores de voo e treinamento, o qual começará para os instrutores do Iraque em janeiro, antes deles receberem seus primeiros estudantes no final do ano que vem.

Os norte americanos devem erguer uma torre de controle de 36 metros na metade de 2010 e o centro de treinamento em Kirkuk será mudado para Tikrit, o qual terá 60 aeronaves de asa fixa e helicópteros.

Obeidi disse que o país deverá ter um esquadrão que possuirá entre 18 e 24 aeronaves de caça no final de 2011, quando os militares dos Estados Unidos completarem sua retirada, para então dar o apoio a infantaria e a defesa do espaço aéreo iraquiano.

A academia em Tikrit treinou centenas de pilotos antes da guerra de 1991 contra o Kuwait. A Força Aérea do Iraque, no seu ápice em 1987, tinha 40 mil soldados com uma frota de cerca de 950 aeronaves, na maioria aeronaves de fabricação soviética e também caças franceses Mirage.

A academia, a qual foi fundada pelos britânicos em 1931, virtualmente cessou as operações 60 anos depois quando a maioria da Força Aérea do Iraque foi destruída e a força aliada dos Estados Unidos impôs as áreas restritas para aviões de guerra do Iraque.

Durante a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, que prendeu Saddam Hussein, os soldados norte americanos ocuparam a academia.