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Cargueiro gigante pousa na Capital
Fonte: Diário da Amazônia - Repórter: Claudinete Miranda - Foto: Defesa Brasil
O segundo maior avião cargueiro do mundo pousou na pista do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira na tarde de ontem em Porto Velho. Por volta das 14h45 sob o sol de quase 32°, o avião Antonov 124 foi esperado por um grupo de pessoas que se colocou ao longo da avenida Lauro Sodré, na parte lateral do aeroporto, em um dos poucos pontos que propicia uma boa visão para a pista de pouso. Um forte esquema de segurança foi formado no entorno do Aeroporto e da Base Aérea para a chegada da aeronave.
O aeromodelistas Valter Feitosa foi quem fez a mobilização para a contemplação do pouso do cargueiro. “A aviação é uma paixão, por isto vale a pena agüentar todo o calor para pelo menos ver o pouso desse avião”, disse Valter. O momento da chegada da aeronave foi gravado pelo grupo, que instantes depois exibiam as imagens para os que não puderam chegar a tempo. “O pouso de um avião desse tamanho sempre é um espetáculo, por isso tem que ser gravado”, afirmou o aeromodelista Miguel Moreb. O avião foi fabricado na Ucrânia, na extinta União Soviética (URSS), em resposta à fabricação do C-5 Galaxy dos Estados Unidos, mas seu sucesso veio depois do fim da URSS.
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Tanque voador
Os helicópteros Mi-35 são uma espécie de tanque voador, blindado, equipado com avançados recursos eletrônicos e capazes de levar 2.455 quilos de armas. São 12 unidades para a FAB. O sistema de navegação será russo, o KNEI-24, para posicionamento global usando o GLONASS. A blindagem foi feita para resistir até a munição de 20 mm. O sistema de comunicação seguirá o Padrão FAB, contando com rádios Digitais (usados no A-29, série 6000) com salto de freqüência, criptografia e rádio HF.
Os primeros tres Mi-35M receberam matriculas da FAB numeros 8951, 8952 e 8953 ate onde se sabe a aeroneve esta equipado com o sistema de direção do fogo GOES-342, com sistema de visão infravermelha, sistema de orientação de televisão, com o laser variando sistema OPS-24N. Há tambem um computador de navegação russo Baruch Knei-24, e usa o sistema de posicionamento global GLONASS russo equivalente ao GPS americano. O helicoptero tem instalado o canhão de NPPU23 de 23 milímetros fixado ao nariz, foguetes S-8KB de 80 mm. Foram fornecidos os sistema Antitanque russo Ataka V com um alcance de 5.800 metros e uma capacidade de perfuração de 800 mm.
As aeronaves são equipadas com 2 motores VK 2500 de 2.200hp cada, vida útil de 6.000 horas e com manutenção a cada 2.000 horas, serviço que deverá ficar a cargo da empresa carioca Focal, a única homologada nesses motores fora da Rússia.
O pacote de armamento inclui: Canhão NPPU23 de 23mm de cano duplo (a cadência de fogo é estimada em 3000/3.400 tpm); Foguetes não guiados S-8KO de 80mm; Mísseis russos Ataka de 130mm, com guiagem por RF, alcance de 5,8km antiblindados podendo perfurar blindagens de até 800mm; Para executar suas missões de ataque, o H-35, como deverá ser conhecido na FAB, usará radar (modelo não especificado) e câmara IR, além do sistema de telemetria Laser find OPS 24N.
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Vai contra a tradição brasileira de comprar equipamentos pelados!