Caça F/A-18D Hornet modificado pela empresa Patria efetua com sucesso seu primeiro voo

Fonte: Patria – Tradução: Cavok


Um F-18D Hornet modificado pela empresa finlandesa Patria fez com sucesso seu primeiro voo de 51 minutos no dia 03 de dezembro de 2009, na cidade de Jamsa, Finlândia. Essa aeronave biplace foi reparada e modificada a partir de um caça monoplace F-18C gravemente danificado numa colisão aérea em 2001. O processo de modificação consumiu mais de 100 mil horas de trabalho. A apresentação da aeronave modificada ocorreu em setembro.

O projeto é um excelente exemplo de como uma cooperação internacional e parceria da Patria pode funcionar com os caças F-18 em operação no mundo. A modificação mo trambém a excelência da empresa Patria nesse tipo de modificação.

No dia 8 de novembro de 2001, dois caças F-18 Hornet do Comando Aéreo de Satakunta, da Força Aérea da Finlândia, colidiram enquanto executavam um voo noturno durante um exercício ao sudeste de Lappajärvi. Uma das aeronaves ficou destruída e o piloto ejetou, enquanto a outra ficou gravemente danificada, retornando para base de Pirkkala com somente um motor operando.

A Patria é um grupo aeroespacial e de defesa com operações internacionais entregando soluções competitivas baseadas nos seus conhecimentos e parcerias. A Patria é controlada pelo Governo da Finlândia (73.2%) e pelo consórcio europeu EADS N.V. (26.8%).