Exército assina acordo que pode viabilizar novo blindado sobre lagartas nacional

Contrato com a Fundação Ricardo Franco prevê ainda a implantação de um sistema logístico para apoio aos carros de combate Leopard 1.


O Exército Brasileiro, através do Comando Logístico (COLOG), representado pelo Diretor de Material, General Mayer, assinou na última terça-feira (29/12) um contrato no valor de R$ 94,5 milhões com a Fundação Ricardo Franco destinado à execução de serviços de engenharia, de natureza logística e tecnológica, para desenvolvimento, implantação e operação de um Sistema Logístico Integrado (SLI) de apoio à vida útil da família de carros de combate Leopard 1.

O acordo, que tem duração de cinco anos, também prevê a implantação de linhas de pesquisa destinadas a apoiar o desenvolvimento de um futuro blindado brasileiro de transporte de pessoal sobre lagartas.

O Exército Brasileiro está desenvolvendo atualmente, em conjunto com a Iveco, uma nova viatura blindada sobre rodas, chamada de VBTP-MR Guarani

Nota do Vinna: Acredito que um desenvolvimento de um blindado de transporte de pessoal sobre lagartas é mais um objetivo secundario. Ja que pela quantidade de Guaranis encomendados poderá suprir bem a demanda do exercito. Acredito que o acordo vise na verdade a nacionalização de varios dos componentes dos Leopard recém adquiridos pelo exercito aos moldes do que ocorreu com os M-41