Cortes podem atingir Voo da Batalha da Inglaterra

Fonte: Daily Mail, 15 de janeiro de 2010 - Via: Sala de Guerra


O Voo Memorial da Batalha da Inglaterra enfrenta o machado enquanto o Ministério da Defesa tenta fechar um rombo de 6 bilhões de libras em seu orçamento.

Fontes da RAF avisaram que o voo pode ser cortado por “cortes no orçamento”, já que o Ministério está sendo forçado a fazer drásticas economias para o próximo ano.

Este ano é o aniversário de 70 anos da Batalha da Inglaterra e ex-Primeiros-Ministros e grupos de veteranos descreveram a ameaça ao voo como uma “vergonha lastimável” e um insulto aos seus pilotos de caça – “Os Poucos” – que defenderam a Grã-Bretanha contra a Luftwaffe alemã.

Todo ano centenas de milhares de britânicos assistem os shows aéreos realizados pelo país. Os shows incluem um dos dois únicos Lancasters em condições de voo no mundo, bem como Spitfires e Hurricanes – os dois tipos principais de caças britânicos envolvidos na Batalha da Inglaterra.

Como um Wing Commander da RAF disse: “Dentro do orçamento de defesa atualmente sendo elaborado, os shows podem ser cortados. Esta é uma parte da análise de custo-benefício sendo realizada em todos os departamentos do Ministério”.

Se o Voo Memorial da Batalha da Inglaterra tiver de continuar operando da maneira como atualmente está, temo que será necessário atrair investimento privado”.

O Ministério da Defesa já deixou claro que não permitirá que o Voo Memorial seja financiado pela iniciativa privada ou doações. Baseado no aeródromo da RAF em Coningsby, Lincolnshire, o Voo custa à RAF 3 milhões de libras por ano para ser mantido.

Recentemente o porta-voz da oposição no Parlamento, Gerald Howarth, manifestou preocupação com os cortes no orçamento afetando o Voo Memorial.

Celebrações como essa são lembretes importantes do heróico papel dos Poucos, que deram suas vidas por nossa liberdade, bem como foram uma tremenda ferramenta de recrutamento para a RAF”, disse.

Me surpreenderia se o governo ameaçasse tal tesouro nacional no ano do 70º aniversário da Batalha da Inglaterra”.

O Ministério disse que nada ainda foi riscado do orçamento para o ano fiscal 2011-2012. Uma fonte diz que não poderia haver “vacas sagradas” na revisão do orçamento – sugerindo que outros shows populares, como os Red Arrows, podem também ser cortados.

Os 3 milhões que custam o Voo são uma gota no oceano comparado ao orçamento de 36,9 bilhões de libras do Ministério da Defesa – mesmo de 0,1% . Representa somente 1% dos 300 milhões pagos em bônus anualmente aos funcionários do Ministério.

Douglas Radcliffe, secretário da Associação do Comando de Bombardeio, e veterano piloto de Lancaster, disse: “Seria desastroso se o orçamento do Voo Memorial fosse cortado. Ele representa algo que captura a imaginação do público britânico. Também fazem um fantástico trabalho de levantamento de fundos”.