[Finalistas+FX-2+Brasil.jpg]

O uso político do FX-2

Por: E.M.Pinto - Editor (do Excelente!) Plano Brasil

Mais uma visão que vem de acordo com o que eu havia afirmado anteirormente, a matéria da Folha parece querer levar o debate sobre o FX para o campo da “Políticagem”, veja esta análise de Luiz Carlos Azenha sobre as pressões políticas do FX.

Quem leu a nota de Eliane Cantanhede de ontem na folha de são paulo, deve ter ficado surpreendido pelo fato dela mudar o foco das acusações direcionando-o agora à um ataque explicito ao Ministro da Defesa Nelson Jobim, e não só isso, à um suposto problema “Econômico” , que segundo argumenta, seria deixado como herança para os futuros presidentes, numa declaração explicita pela preferência de um dos modelos da concorrência.

Curioso é que esta não perdeu seu tempo tentando provar que tinha em mãos dados e informações fidedignas, e que, os seus “informantes de alto escalão” não lhe teriam dado informações desatualizadas, de setembro de 2009 (ouve uma nova ronda e as propostas foram atualizadas após esta data), mas sim, agora a Folha na pessoa da Reporter Eliane Cantanhede, prefere defender o ponto de vista econômico e não técnico, chegando até a alegar que o Brasil não precisa de um caça tão avançado.

Já que é assim, vamos comprar então mais Mirrage 2000 e fazer um MLU, e daqui à 20 anos, compramos qualquer um deles no mercado de Marrakesh e reformamos novamente, e assim estaremos bem defendidos de uma eventual confrontação com a poderosa Força Aérea do vaticano, ou quem sabe, da violenta e vingativa Rare krishna air force…

Para mim, parece ser mais uma jogada desesperada de certos grupos que querem novamente resolver as coisas segundo os seus interesses e não os do país, o fato da Folha de São Paulo insiste em basear suas alegações numa informação infudada e já questionada.

O que mostra que querem imbutir uma mentira repetindo-a várias vezes até que esta se transforme em verdade, apesar de o Comandante da Força Aérea o exelentíssimo Brigadeiro Juniti Saito dizer em NOTA OFICIAL (e não através de garotos de recado ou informantes de alta patente) que a FAB não criará um Ranking, coisa que a Folha insiste em tentar imbutir, dando-nos a sensação de qua a FAB vai querer contrariar.

Aguardemos o desfecho.


Video: Escolha do novo caça da FAB causa polêmica entre governo e militares



O jornalista Roberto Godoy e o professor Gunther Rudzit discutem a compra de caças suecos, franceses ou americanos para a FAB. Eles questionam se a escolha deve ser política ou técnica