Força Aérea da Índia oferece ajuda para Força Aérea de Bangladesh modernizar suas aeronaves

Fonte: The Telegraph – Via: Cavok

A Força Aérea da Índia está oferecendo para a Bangladesh Biman Bahini (Força Aérea de Bangladesh) o uso de suas instalações para modernizar e efetuar manutenções nas aeronaves de caça MiG-29 e helicópteros Mi-17, informou um oficial da defesa para o jornal The Telegraph.

Chegando a Dhaka, capital de Bangladesh, com uma oferta para ajudar a modernizar a frota aérea, a Índia entra numa área a qual Bangladesh tem sido dependente principalmente da China e, até certo ponto, do Paquistão, da Rússia e dos Estados Unidos.

Mil Mi-17 de Bangladesh

MiG-29 de Bangladesh

Ao falar Força Aérea da Índia, entenda-se que a oferta partiu de uma empresa de defesa do setor público, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL), de Bangalore, para ajudar a modernizar os caças MiG-29 e helicópteros Mi-17 de Bangladesh. A Força Aérea da Índia voa e efetuou a modernização de duas aeronaves de sua própria frota. A HAL está engajada em modernizar os MiG-29 da Índia.

Apesar da Força Aérea de Bangladesh possuir na maioria aeronaves chinesas e algumas de origem norte americana, ela também possui um esquadrão de caças MiG-29 de origem russa.

Aproximadamente 70% da frota aérea de Bangladesh é antiga, com as aeronaves de caça próximos de 20 anos de operação ou até mais antigos. Bangladesh recebeu caças A-5 e A-7, de fabricação chinesa, de segunda mão na forma de ajuda da China e Paquistão.

Mas a Força Aérea da Índia disse que a ajuda para os helicópteros Mi-17 (a IAF voa muitas unidades do helicóptero de transporte Mi-17), os caças MiG-29 e as aeronaves de transporte Antonov 32 poderiam ser recuperadas para um força aérea limitada de Bangladesh. Bangladesh voa com três aeronaves An-32 e 14 helicópteros Mi-17.