Militares brasileiros mortos no Haiti recebem homenagem póstuma


Militares brasileiros mortos no Haiti recebem homenagem póstuma

Como bem lembrou o Blog Forças Terrestres: "Os canais da TV aberta deram exemplo de civismo, continuando sua programação normal, de qualidade duvidosa, no momento em que se realizavam as homenagens póstumas aos militares brasileiros mortos no terremoto no Haiti". Vale salientar que este é o maior contingente de soldados brasileiros mortos desde a 2a Guerra Mundial.

Em seu pronunciamento, o presidente Lula agradeceu nominalmente a cada um dos militares, a quem chamou de “destemidos compatriotas”. “Eles chegaram ao Haiti levando a seguinte mensagem: vocês não estão sozinhos”, afirmou Lula. “Viemos aqui em nome do Brasil. Trazemos segurança para suas famílias, trazemos paz, trazemos remédios, solidariedade e, acima de tudo, o respeito do povo brasileiro“.

Durante a homenagem, os militares mortos foram condecorados com a Medalha do Pacificador com Palma e receberam a Promoção post mortem. A medalha, segundo o Exército, é concedida aos militares brasileiros “que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida”.

A Promoção post mortem é concedida ao militar que, em pleno serviço, morra em consequência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço.

Antes da homenagem póstuma, um velório aberto apenas para os familiares das vítimas foi realizado na Base Aérea de Brasília, em clima de grande comoção.

Nas duas cerimônias, os caixões lacrados foram dispostos lado a lado e cobertos com a bandeira nacional. Sobre cada um está a foto da vítima com a mensagem: “Missão cumprida. O Brasil e o Exército agradecem ao nosso heroico soldado da paz.”

Familiares participam de velório de militares em Brasília


Familiares participam de velório de militares em Brasília

Após a homenagem, os corpos serão trasladados em aviões da FAB para as respectivas cidades de origem, onde serão enterrados.

Os corpos dos membros do Exército, integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), chegaram na noite de quarta-feira a Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave fez uma escala em Manaus.

No Rio de Janeiro foi realizado, no Palácio Itamaraty, o velório de Luiz Carlos da Costa, vice-representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Minustah, que também morreu no terremoto. O chanceler Celso Amorim participou da cerimônia. As outras vítimas civis foram a médica Zilda Arns e uma menina não identificada, que tem dupla nacionalidade.

Terremoto devastador

O terremoto de 7 graus na Escala Richter atingiu o Haiti no dia 12 e deixou ao menos 75 mil mortos, segundo a Defesa Civil do país caribenho.

Há também 250 mil feridos e 2 milhão de desabrigados. O órgão informou que o país está em situação desesperadora por abrigo, água, alimentos e remédios, e metade das construções foram destruídas na região da capital Porto Príncipe.