Russia's 5th generation fighter (photo : sicqnus)
O protótipo do caça de 5ª geração da Rússia, o chamado Programa PAK-FA, fez nesta sexta-feira (29 de janeiro) o seu primeiro voo, conforme ASAS Online anunciou com exclusividade no Brasil, ontem. O voo foi realizado pela manhã (as primeiras informações foram divulgadas às 4h31, horário de Brasília), à partir do aeródromo da fabricante KNAAPO, em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente russo, e teve duração de 45 minutos.
Russia 5th generation fighter during first flight (photo : Sukhoi)
Inicialmente fora planejado que o vôo ocorreria ontem (28), mas condições climáticas adversas (é inverno no Hemisfério Norte) levaram à uma mudança de 24 horas no planejamento original. Segundo a porta-voz da Sukhoi, Olga Kayukova, “a aeronave mostrou uma performance soberba. Ela atingiu todas as nossas expectativas para o primeiro voo”. A Sukhoi é a responsável direta, a contratada principal para o programa PAK-FA; e a subcontratada KNAAPO deverá ser a responsável pela produção em série da aeronave. Dentro do programa, este primeiro protótipo foi designado T-50.
Segundo fontes russas, o PAK-FA é um caça multifuncional de 5ª geração, com total capacidade stealth (difícil detecção por radares), com alcance de até 5.500km, e que deverá começar a entrar em serviço na Força Aérea da Rússia em 2015. Suas capacidades e características o colocam exatamente na mesma categoria do norte-americano Lockheed F-22 Raptor, no momento o único caça de 5ª geração realmente em produção e em operação (na Força Aérea norte-americana).
4 Comentários
Será que conseguiremos? Será que a parceria com os franceses no Rafale dará frutos como esperamos???? Ou será que alguma outra nação construirá a partir do Gripen, um caça nacional primeiro do que nós???
Pensemos e continuemos sonhando...
Mas este não será retirado de produção tão cedo...
Creio que a vantagem do mesmo em relação ao F22 é o fato de ser multi-missão.
Ou seja..a aquisição desta aeronave equivale a compra de F35 e F22.
Que tacada!
Como, de certa forma esperado, tem a fuselagem desenvolvida a partir do Sukhoi-47 Berkut, um dos seus fornecedores de tecnologias como: aerodinâmica, aviônica, sistemas de navegação/orientação, inclusive satelital, novíssimo radar misto AESA/PESA (Ativo/Passivo) Tikhomirov III - N050(?)BRLS, desenvolvido a partir do soberbo Tikhomirov NIIP Irbis-E, do Sukhoi-35BM e Sistemas Eletroóticos Infravermelho e a Laser. O N050-BRLS pode trancar 32 alvos e engajar 8 simultâneamente, não importando se no ar, em terra ou no mar...
Como prova de seu caráter revolucionário o Sukhoi T-50 tem capacidade furtiva ("stealth"), isto é, de difícil detecção por radar inimigo, tanto pelo desenho, quanto pelo material RAM-Radar Absorbing Material, desenvolvidos pelo ITAE-Instituto da Academia Russa de Ciências de Moscou, porém o grande segredo será a revolucionária tecnologia "stealth" por Plasma Iônico.
Tem capacidade de super-cruzeiro, isto é, velocidade constante super-sônica sem uso do afterburner.
É o menor de toda "Família Sukhoi" e um novo motor Lyulka-Saturn AL-41F1(117S) de 152 kN=15,500 kgf=34,172 lbf, cada uma das duas que o compôem.
É capaz do dobro de alcance do F-22 Raptor, isto é, 5.500km.
Como envelope de missões tem o somatório, único, das funções de interceptação do F-22 Raptor e multifunção-estratégica do F-35 Lightining II.
É capaz de operar em pistas curtas igual ou menor que 400 metros...
Vamos esperar para ver um video do PAK FA T-50 realizando sua supermanobrabilidade... uma vez que possúi TVC de 360°. O F-22 Raptor tem um TVC de 180°...
Miguel Junior.
Muito 10 a explanação do Miguel Junior.
O Wilian Wakk voo de MIG-29 encostados na Ucrânia e pensa que é o mesmo motor.
Vida longa a SUKHOI.