Agência do Pentágono testa avião hiper-sónico
DARPA pretende desenvolver veículo que consiga atingir seis vezes a velocidade do som

FONTE: Ciência Hoje

DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), agência do Pentágono conhecida por desenvolver projectos muito arrojados, alguns deles próximos da ficção científica, anunciou que vai testar o protótipo de um avião hiper-sónico que consegue atingir seis vezes a velocidade do som. Chama-se Hypersonic Technology Vehicle-2 (HTV-2), realizado ao abrigo do programa Air Force Falcon Technology, e pode, pelos menos em teoria, atravessar o oceano Pacífico em menos de duas horas.

Este projecto realizado em conjunto com a Força Aérea norte-americana tem como finalidade desenvolver a tecnologia necessária para construir veículos hiper-sónicos reutilizáveis que sejam capazes de descolar e aterrar como um avião (como se pode ver no vídeo).

O HTV-2 poderá, quando estiver pronto, transportar seis mil quilogramas de carga útil e percorrer mais de 16 mil quilómetros em menos de duas horas. O lançamento do protótipo vai realizar-se na base aérea de Vandenberg na Califórnia, entre 20 e 27 de Abril.

Esta primeira prova pretende obter dados reais sobre o comportamento da protecção térmica e sobre o controlo aerodinâmico do veículo. Se tudo correr como o previsto, o HTV-2 será lançado a bordo do Foguetão Minotaur IV Lite. Logo que este alcance a altura desejada, separa-se do veículo de lançamento e seguirá uma trajectória até à área de impacto no oceano, um local perto do Reagan Test Site, no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.