https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLz9J87uxXHh82pZs7sSq-iawBLddgExBi4RSlSMiwAXn6AbGCkDWnd8CmOTzm7bwLjYH24NJ44dnplGnnAOgLe64cSQruvX4NeL0iBkqjQX1H4fw0zAp8H3CuCZPQEP7x2ZqXL104_kJl/s400/rafale-fab.jpg
França tem expectativa de que Brasil comprará jatos Rafale

Reuters/Brasil Online - O Globo - Por Veronique Tison e Dominique Vidalon

A França está confiante de que o Brasil vai escolher jatos militares Rafale do país, afirmou a ministra do Comércio, Anne-Marie Idrac, nesta sexta-feira.

"A decisão do Brasil não está confirmada. Temos, porém, informação que nos dá razão para estarmos confiantes", disse Idrac a jornalistas durante uma conferência sobre dados comerciais do país.



"Acreditamos que nosso avião tem tantas qualidades que temos razão em estarmos otimistas", acrescentou a ministra.

Idrac falou um dia depois que o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, negou que o país fechou acordo para comprar os jatos franceses produzidos pela Dassault Aviation e que Brasília ainda não tomou uma decisão sobre o modelo que será usado para compor a próxima geração de caças do Brasil.

O Rafale compete com o Gripen NG, produzido pela sueca Saab e com o F-18, da norte-americana Boeing.

Video: Empresa francesa não confirma compra de caças pelo governo brasileiro



A empresa Dassault, fabricante dos caças Rafale, não confirmou a notícia divulgada na imprensa brasileira de que o presidente Lula teria escolhido o avião francês para renovação da frota da FAB.

Video: Escolha do novo caça da FAB causa polêmica entre governo e militares



O jornalista Roberto Godoy e o professor Gunther Rudzit discutem a compra de caças suecos, franceses ou americanos para a FAB. Eles questionam se a escolha deve ser política ou técnica e no final apoiam a escolha do Rafale