O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que a Aeronáutica (segundo a Folha de São Paulo - Fato negado pela FAB em Nota) entregou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre o projeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, segundo a Folha de São Paulo foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo. O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro; o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes. O Planalto pode ignorar o relatório e ficar com o Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG. Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três. A avaliação teria sido entregue pela FAB ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e contrariaria, tecnicamente, a preferência política do governo brasileiro pelo modelo da França, conforme anunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes mesmo da conclusão da avaliação feita pela FAB. O preço de US$ 70 milhões (metade do valor pedido pela França, segundo a Saab) e o custo de manutenção teriam sido fatores determinantes para a indicação do modelo sueco, que ainda está em fase de projeto.
Ministro sueco acredita que escolha dos caças será justa
Para Carl Bildt, o caça sueco, Gripen NG, ainda tem chances na disputa
Para Carl Bildt, o caça sueco, Gripen NG, ainda tem chances na disputa
Do R7 - Lais Lis
Apesar dos anúncios da preferência do governo brasileiro pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Carl Bildt, afirmou nesta quinta-feira (11) após reunião com o ministro das Relações Exteriores, Nelson Jobim, que espera que o processo de escolha brasileiro será justo e transparente e que acredita que o caça sueco – o Gripen NG – ainda tem chances na disputa.
- A oferta sueca é muito forte em relação à tecnologia de ponta, já que há um componente grande de pesquisas. O preço é competitivo e é muito forte com relação ao compartilhamento de pesquisas.
O modelo sueco é o mais barato dos três concorrentes. A empresa sueca Saab, disputa a venda dos 36 caças com a francesa Dassault e a norte-americana Boeing.
O valor do negócio é estimado entre R$ 7,7 bilhões e R$ 10 bilhões, por um lote inicial de 36 aeronaves. A cifra contempla itens fundamedntais, como são suprimentos de componentes e peças, treinamento de pessoal técnico, documentação de manutenção, o conjunto eletrônico, conforme o especificado pela Aeronáutica. Parte do preço abrange as tecnologias que o governo brasileiro exige receber como pré-requisito do contrato.
4 Comentários
Lamentável já que o caça poderia muito ser aproveitado pelo Brasil, e até operar em conjunto com o Flanker né??? Isso se os Russos dessem provas sólidas de que não faltariam peças, e de que poderiam transferir tecnologia .
Cenário improvável e porque não dizer, impossível: Flanker operando em Anapólis, Sta cruz, Manaus, Recife. e gripen bi-place sendo desenvolvido em conjunto com a embraer, utilizando turbina européia, e viabilizando assim o desenvolvimento de um, caça NAcional em até 20 anos...
Fui longe demais né??? Sonhei muito??? Deve ter sido influencia dos Suecos... Afinal sonhar com o impossível e coisa deles né????Rsrsrsrsrs. Que venham os carissímos e encalhados Rafale !!!!!
Saiba e constate que essa história de que os russos não prestam assistência é totalmente inveríldica e faz parte, mesmo, da contra-propaganda yanque...O único problema que a MiG teve com o Peru deveu-se a "compra" de MiG-29's da Bielorússia SEM O CONHECIMENTO (e contrato)DO FABRICANTE, razão do "abandono" de fornecimento de sobressalentes, até 2007, quando o Governo do Peru assinou com a RAC-MiG um contrato, tendo o fabricante montado não só um escritório de represntação em Lima, mas um centro logístico com interface com a ROSOBORONEXPORT, o maior representante dos interesses bélicos da Rússia em todo o mundo.
Com o Sukhoi-35BM o Brasil só precisaria montar duas bases para completa cobertura de seu territ´rio, consta e fronteiras continentais: em Anápolis e Santa Cruz... o bicho daria conta de enfrentarmos tanto os Su-30 venezuelasnos, quanto os F-16 do Chile...
abração,
Miguel Junior.
Quanto à manutenção de duas plataformas(hoje temos Mirage, amx, Super tucano, F5 Etc etc etc...), Então não vejo muitos obstáculos, afinal, estamos comprando helicopteros russos e Franceses não??? Qual seria a dificuldade para manter Flanker em solo, e Sea Gripen nacionalizado e longo prazo???Algo a pensar, embora improvável.
Quanto à história de "Propaganda ianque", encaro como pura jogada de marketing e estratégia de vendas, para alavancar a economia local vendendo bugigangas Boeing... Não há mais espaço para ideologias politicas, e sim para a economia de mercado. e nesse caso, eles já perderam a concorrencia faz tempo, e não pelo que pensam, mas pelo que oferecem: DEPENDENCIA COMERCIAL. Isso ninguém quer.
RESUMO: Chavez é um imbecil, mas seu próprio governo e o povo da Venezuela o derrubará.
Americanos: Não venderão nada pro Brasil, FELIZMENTE ACORDAMOS, e mandamos eles pra cucuia; só quem compra deles são os loucos do oriente médio,mortos de medo do Irã, cheios de dinheiro e de bases americanas em seus territorios.
GRIPEN: Enquanto a suécia não voltar pra prancheta e mudar o projeto, se descolando dos avionicos americanos, vão fabricar caças apenas pra sua própria defesa´; terão um segundo Rafale!
RAFALE: Agora vai!!!!!!! Finalmente decolou e vai emplacar em outros países, graças à compra Brasileira. Se será bom pra nós? Só o tempo vai dizer. Se será caro? òbvio, caríssimo , disso nós já temos certeza.
RUSSOS: Será necessária mais do que um pedido de desculpas e a instalação de um escritório comercial num país de terceira categoria, pra que alguém compre o caçá. Enquanto não oferecerem trasnferencia de tecnologia, parceria comercial, e desenvolvimento conjunto com compradores; serão a BOEING Russa, uma mera vendedora de produtos cabados e de prateleira. INFELIZMENTE.
Continuarei sonhando! Abraços!!!!!