https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdItcnejBfhwjU6Qqzdi7jfWcN5OK5zj_JUzzMqxBITPIPearJvyEN8LCXkT00OAEA5OLdJweZMRVgdCuYTo3JiUTMWCOXihJXNOgn2V9de2OioNyDV41aOPKaN9VNTNiRoHpP8U0RMio/s400/R_99_A_2.jpg
As novas aeronaves AEW&C da Índia serão similares às aeronaves R-99 usadas pela Força Aérea Brasileira.

Índia planeja primeiro voo com ERJ145 AEW&C em 2012

Fonte: Deccan Herald – Via: Cavok

Um sistema de AEW&C (também chamado AWACS – Sistema de Alerta Aéreo e Controle Embarcado) está sendo desenvolvido pelo Centro de Sistemas Embarcados (CABS), baseado em Bangalore, um laboratório controlado pela Organização de Desenvolvimento de Pesquisa de Defesa (DRDO) para a Força Aérea da Índia, em parceria com a Embraer, empresa aeronáutica brasileira.

Maquete do ERJ145 AWACS da Força Aérea da Índia

Sob um acordo assinado entre a Índia e o Brasil em 2008, a fabricante brasileira Embraer modificará aeronaves ERJ145 para transportar Unidades de Antenas Ativas fabricadas pela Índia sobre a a fuselagem das aeronaves brasileira. Três jatos ERJ145 serão desenvolvidos através do acordo.

Segundo o diretor da CABS, a primeira plataforma modificada AEW&C deverá ficar pronta em agosto de 2011, com primeiro voo marcado para o início de 2012.

O sistema de AEW&C feito na Índia poderá detectar, identificar e classificar ameaças presentes na área de vigilância e atuar como centro de comando e controle no apoio aérea das operações.