Reino Unido vai privatizar serviço de resgate aéreo
Os serviços de busca e resgate via helicóptero, do Reino Unido, sofrerão uma reforma significativa, segundo o governo.
Os helicópteros Sea King, estão no final de vida operacional.

Fonte: BBC - Via: BGA

O serviço 24 horas, será operado por um consórcio privado chamado Soteria, à partir de 2012, utilizando 12 bases espalhadas pelo Reino Unido.

Atualmente, as operações estão a cargo da RAF ( Força Aérea Real ) e da Marinha Real ( Royal Navy ), com a parceria de helicópteros civis, todos subordinados à MCA ( Maritime and Coastguard Agency ).

A Soteria vai operar com novos helicópteros que substituirão os velhos Sea King militares, ao longo dos primeiros 3 anos de operação.

O contrato entre o governo e a Soteria, tem o valor de 6 bilhões de libras esterlinas e vai estar vigorando por 25 anos. Preve-se que a participação de efetivos militares caia de 240 para 66, pois serão substituidos por pessoal civil.

Em uma declaração escrita aos parlamentares, o vice ministro da defesa, Quentin Davies, disse que o governo está trabalhando com a Soteria, finalizando os últimos detalhes do contrato, que será assinado no fum do ano.

Desempenho melhorado

Davis, declarou ainda: "uma nova frota de helicópteros modernos, 30% mais velozes que os Sea King, em operação, poderá atender ocorrências básicas, em terra firme, durante a noite e de forma rápida".

Segundo Davies, os novos helicópteros serão dotados de equipamento de visão noturna; e equipamento anti-gelo visando desempenho melhorado em condições climáticas severas no inverno, dotando o Reino Unido, de um serviço de busca e resgate via helióptero, de alta qualidade que terá a capacitação de salvar muitas vidas.

Em uma conferência de imprensa, Davies rejeitou observações que transferir o serviço ao setor privado, pudesse implicar em colocar o público em situação de risco.

O consórcio Soteria,tem a participação da companhia francesa Thales, da operadora de helicópteros CHC e do Royal Bank of Scotland.

O cosórcio planeja utlizar em suas operações, o helicóptero S92 da Sikorsky.

No Brasil, existe uma unidade deste modelo, a serviço da Líder.