https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-47bj-FvdoKH2LUc0jVn9MlaKejjvzwtMZjzLmgfkQHXM3PNN3gmNYt8YZmiV3rH3nEa9_N1Lfy7wsUMwW9vPfoyfNm4IlRTVEiIVWgK4lxeRznfY5aO2RYj3NunEwtT0EUdmzZdSJtU/s400/uranio.jpg

Irã diz que aceita mandar urânio para o exterior

Reuters/Brasil Online - O Globo


O governo do Irã disse na terça-feira que está disposto a enviar urânio enriquecido para o exterior em troca de combustível nuclear, conforme proposta feita pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Não temos problema em enviar nosso urânio enriquecido para o exterior", disse o presidente Mahmoud Ahmadinejad à TV estatal.

Diplomatas ocidentais vinham dizendo que o Irã havia na prática rejeitado a proposta, já que o país não se mostrava disposto a enviar para o exterior o urânio baixamente enriquecido obtido em suas centrífugas.

No mês passado, o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) disseram que um acordo nesse sentido ainda seria possível, mas que Teerã ainda pleiteava alterações na proposta.

Com o acordo, o Ocidente quer evitar que o Irã possa enriquecer urânio até o grau de pureza necessário para o uso em armas atômicas. O Irã, que receberia isótopos para fins médicos, garante que seu programa nuclear é pacífico.