Portugal: aeronaves da Força Aérea reparadas nos Estados Unidos

Fonte: IOL Diário (Portugal) - Aviation News

O Partido Ecologista os Verdes (PEV) afirmou, esta sexta-feira, que existem aeronaves da Força Aérea Portuguesa a ser reparadas nos Estados Unidos e exigiu saber se o Governo pretende manter este procedimento em relação aos helicópteros.

A questão foi enviada ao ministro da Defesa pelo deputado ecologista José Luís Ferreira.

O deputado do PEV explica que, na sequência de uma audiência em que recebeu o SITAVA - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos -, «teve conhecimento de que dois Hércules C-130 e dois P3 Orion, das esquadrilhas da base aérea do Montijo, terão ido fazer reparações/manutenções aos Estados Unidos» e que existe a hipótese da «manutenção dos motores de helicópteros do Exército e da Força Aérea não ser da responsabilidade da OGMA».

Luís Ferreira questiona ainda o Governo sobre quais «os critérios estiveram na base dessa decisão» e se o Governo «pondera entregar a manutenção dos motores de helicópteros do Exército e da Força Aérea a outra entidade que não a OGMA».

A OGMA ¿ Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., situada em Alverca, é detida em 65 por cento pelo consórcio Airholding SGPS, composto pela Embraer e EADS. Os restantes 35 por cento são detidos pelo Estado, através da Empordef.

«Considerando a situação do país, com o número de desempregados a crescer todos os dias e sendo a OGMA uma empresa participada pelo Estado, parece-nos pouco saudável para o interesse público que se esteja a recorrer ao exterior para a reparação/manutenção de aviões e helicópteros», defende José Luís Ferreira.