Montes Marius: O local da primeira base lunar permanente?

Fonte: SPACE.COM -Via: Quintus - Por: Clavis Prophetarum

Um dos locais mais interessante da Lua é um “buraco vertical” é tão largo como um quarteirão de uma grande cidade e tão profundo como um arranha-céus. Acredita-se que se trata de um tubo de lava, colapsado e criado numa época em que a Lua era geologicamente mais ativa do que hoje.

A estrutura foi descoberta pela sonda lunar japonesa SELENE da agência espacial japonesa JAXA e é até ao momento o melhor local jamais identificado no nosso satélite natural para vir a acolher a primeira base lunar permanente já que bastará cobrir esse buraco para se obter uma instalação extensa e hermeticamente isolada do vácuo espacial nesse mundo sem atmosfera.

Este tubo de lava é certamente apenas a parte exposta de uma rede mais extensa e que sendo formada de densa rocha basáltica, é uma proteção ideal contra impactos meteóricos. O poço descoberto pela sonda japonesa pode ser assim o local de acesso a esses túneis e ser o ponto de aterragem e descolagem das naves espaciais que servirão essa base lunar.

O poço lunar tem uma forma circular, com cerca de 65 metros de diâmetro e uma profundidade que será ligeiramente inferior aos 90 metros e situa-se numa região conhecida como “Montes Marius”, um topónimo lunar de que ainda ouviremos falar muito nas próximas décadas… Seja como local da primeira instalação humana permanente na Lua, seja… Como a primeira base lunar chinesa, pela leva que as coisas têm atualmente…