https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIN_fHdwT_X9N6yJb8UukZ4xMolQup4Dy8_2O6Z1avhHoXq3DAVTY1nwTAIkhqq4Lkj7FhjcPQoNd4aeUuh9_RI8YmoDRNhxxMG6xSwPrLdvRYv4iSaQbFJWMtVpKXH_KWmfKCmoJuv2g/s400/Raul+Reyes-Farcs.jpg
01/03/2008 - Exército colombiano mata Raul Reyes o nº 2 das Farc

Luis Edgar Devia Silva, codinome Raúl Reyes, (La Plata, Huila, 30 de setembro de 1948 — San Miguel, 1 de março de 2008) foi um guerrilheiro colombiano, um dos membros do Secretariado, porta-voz e assessor do Bloco do Sul das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Antes de se juntar às FARC, foi sindicalista e político local.

Foi morto no nordeste do Equador em um ataque aéreo e terrestre a seu acampamento realizado pelo Exército da Colômbia. A operação que levou à morte de Reyes desencadeou uma crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela. Ja que a ação pode ter configurado violação territorial sobre o Equador. 'Raúl Reyes' era considerado o porta-voz internacional das FARC e negociou, recentemente, a libertação de reféns da guerrilha sob intermediação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Texto: Wikipedia (adaptado)




O Exército colombiano matou o nº 2 das Farc, Raul Reyes. O governo americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura dele. Autoridades informaram que não houve violação do espaço aéreo.