http://2.bp.blogspot.com/_5ti77zACnQ0/SxEC-VOBMuI/AAAAAAAAD9o/altR_-nAVww/s1600/unasul-emblema.jpg
América do Sul aumentou gastos militares, diz relatório

Um relatório divulgado hoje pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Sipri) mostra um aumento nas transferências de armas para a América do Sul. Segundo o documento, essas transferências na região foram 150% maiores em 2005-2009, em comparação ao período 2000-2004.

O relatório afirma que os números refletem "um significativo aumento tanto no gasto militar como em compra de armas na região nos últimos anos". O Sipri é uma entidade independente, dedicada a pesquisar "conflitos, armamentos, controle de armas e desarmamento", segundo seu site (onde está a íntegra do relatório: www.sipri.org).

O documento mostra que o Chile foi o país sul-americano que mais comprou armas convencionais no continente, no período de 2005 a 2009, e o 13º no mundo. O Sipri alerta que as compras de armas por países da América do Sul no período "continuaram a ser uma fonte de tensão". A entidade lembra ainda que várias nações da região investem em tanques e veículos blindados. Entre os países citados estão Venezuela, Brasil, Chile e Peru.

Sobre a região, o relatório cita ainda o fato de o Brasil se beneficiar de encomendas de aeronaves modelo Super Tucano de Chile e Equador. O Sipri lembra o fato de a Colômbia utilizar um Super Tucano no ataque a um campo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no território do Equador, em 2008.

Em um trecho com informações mais gerais do relatório, o Sipri aponta que os maiores fornecedores mundiais de armas convencionais, no período entre 2005 e 2009, foram Estados Unidos, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido. Os EUA e a Rússia seguem no topo da lista, com 30% e 23% das exportações mundiais, respectivamente. Já o país que mais compra armas é a China, com 9% do total mundial no mesmo período. Em seguida aparecem Índia (6%) e Emirados Árabes Unidos, empatados com a Coreia do Sul (ambos com 6%).

Fonte: Estadão