Rússia aceita fornecer de graça helicópteros Mi-24 para o Líbano
Autoridades russas entraram num acordo para fornecer de graça para o Líbano 10 helicópteros militares avançados Mi-24 ao invés de 10 caças MiG-29 que já haviam se comprometido em fornecer.
De acordo com uma reportagem publicada pelo site de notícias al-Nahar, a decisão foi tomada após o Presidente libanês Michel Sleiman questionar se poderia receber os modernos helicópteros militares e as avançadas armas que eles carregam no lugar do caças fabricados na Rússia.
O President Michel Sleiman retornou sexta-feira de tarde para Beirute concluindo sua visita oficial de dois dias a Moscou, a primeira visita de um chefe de estado do Líbano na Rússia.
Na quinta-feira, Sleiman se encontrou com o Presidente da Rússia Dmitry Medvedev e os dois assinaram um memorando de cooperação militar.
O movimento russo é visto como uma bofetada nos Estados Unido que possui uma relação militar de longa data com o Líbano. Oficiais norte americanos ocasionalmente intervinham nas negociações quando outros países ofereciam armas ao Líbano.
A Força Aérea do Líbano atualmente consiste em apenas alguns jatos de combate da década de 50 e um pequeno número de helicópteros da época da Guerra do Vietnã. O caça MiG-29, frequentemente comparado com o caça norte americano F-16 Falcon, é imensamente mais potente do que qualquer aeronave já fornecida ou ofertada pelos EUA ao Líbano.
Fonte: CAVOK
0 Comentários