http://www.levianos.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/diadefuria.jpg
Ataque de hacker deixa mais de 100 carros sem funcionar no Texas

Um ciberinvasor deixou mais de 100 automóveis sem funcionar ou com as buzinas fora de controle em Austin, Texas, ao tomar o controle de um sistema de imobilização de veículos usado para alertar motoristas de atrasos nos pagamentos de seus carros.

Omar Ramos-Lopez, de 20 anos, foi preso pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da polícia de Austin. Ele foi demitido da Texas Auto Center no mês passado e teria pregado a peça para se vingar de seu ex-empregadores.

- Alguns clientes nos ligavam reclamando de buzinas tocando no meio da noite. A única opção que eles tinham era remover a bateria - disse Martin Garcia, gerente da Texas Auto Center, à revista wired .

O serviço de imobilização remota começou a ser utilizado nos EUA há cerca de 10 anos. Ele ainda causa polêmica por ser considerado humilhante e prejudicar devedores que estejam em uma situação de emergência.

Pelo sistema, chamado Webtech Plus, uma pequena caixa preta é instalada no carro. Ela responde a comandos de um website central, enviados por uma rede sem-fio. O vendedor pode desativar o sistema de ignição do carro ou ligar a buzina para lembrar de pagamentos atrasados.

As reclamações de clientes da Texas Auto Center começaram na última semana de fevereiro e pararam quando a senha do Webtech Plus foi modificada. A polícia então foi atrás dos registros de acesso e rastreou o endereço IP do sabotador até a conexão de Ramos-Lopez. A conta dele havia sido fechada, mas ele tinha informações de acesso de outro funcionário. Pela molecagem, Ramos-Lopez vai responder por invasão de sistema de computador.

Fonte: O Globo