O Helicóptero Águia da Polícia Militar acompanhou um veículo roubado pelas ruas de Joinville, que também fugia de viaturas da PM. O homem não se intimidou com a perseguição e só parou o carro ao entrar em uma rua sem saída. A atuação da aeronave, em perfeita integração com os policiais militares no solo, possibilitaram a detenção do suspeito e a apreensão do veículo.
A operação de captura começou na manhã desta terça-feira (02/03), quando uma viatura da PM encontrou um automóvel C4 Pallas abandonado, no bairro América em Joinville. Os policias desconfiaram do veículo e constataram que se tratava de um automóvel roubado com placas frias. A adulteração era rudimentar: as placas falsas estavam coladas com uma fita adesiva dupla face.
Os policias permanceram no local, suspeitando que os criminosos fossem retornar para buscar o automóvel. Após cinco horas de vigília, um veiculo Golf de cor prata estacionou nas proximidades, deixando um de seus ocupantes que adentrou no veiculo roubado e seguiu em alta velocidade. Neste momento, começou o acompanhamento policial.
Os policiais pediram apoio a outras viaturas e ao helicóptero Águia, que decolou e de imediato fez contato visual com carro em fuga na rua Dona Francisca, próximo a sede da 2ª CIA do BAPM.
O helicóptero fez o acompanhamento do veículo, orientando as viaturas quanto a rota de fuga. Quando o condutor percebeu que estava sendo seguido pela aeronave, começou uma fuga alucinante – furando sinais, realizando ultrapassagens perigosas e até colidindo contra outros veículos.
A fuga durou pouco mais de 4 quilômetros, pois o criminoso entrou em uma rua sem saída e bateu o veiculo contra um barranco. Ele tentou continuar sua fuga a pé, no momento em que a tripulação do Águia 01 efetuou procedimento de contenção, a fim de evitar a continuação da fuga. Apenas nesta hora, o marginal se rendeu.
As viaturas que estavam no encalço realizaram a prisão e conduziram o detido à Central de Policia, onde foi confirmado que o fugitivo já tinha mandando de prisão. O veículo C4 Pallas pertence a um turista argentino e foi tomado de assalto em Balneário Camboriú. A suspeita da polícia militar é de que o automóvel seria utilizado para auxiliar na fuga de um possível assalto que seria cometido na região de Joinville.
Texto: Roberta Silveira - Via: Piloto Policial
Fotos: BAPM
Clique e veja as fotos do acompanhamento e abordagem
0 Comentários