Brasil envia hospital de campanha para o Chile nesta quarta-feira

O avião deverá levar 22 médicos, além de enfermeiros e auxiliares.
Eventual resgate de brasileiros será no retorno de aeronaves da FAB.

A Aeronáutica informou nesta quarta-feira (3) que o embarque do Hospital de Campanha da Marinha para a capital do Chile, Santiago, para atender as vítimas do terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país no sábado (27), vai ocorrer 13:30h, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião deverá levar 22 médicos, além de enfermeiros e auxiliares.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) anunciou na terça-feira (2) que o Brasil também iria enviar ao Chile dois helicópteros e equipamentos de diálise para auxiliar no resgate e tratamento dos feridos pelo terremoto.

Segundo o governo, brasileiros que não conseguirem sair do Chile em aviões comerciais poderão ser transportados para o Brasil no retorno dos aviões da FAB.

“A eventual retirada de brasileiros ocorrerá com aproveitamento do retorno de aeronaves da FAB que levarem carga”, disse o governo em nota. Na noite desta segunda-feira (1º), 30 brasileiros retornaram do Chile no avião reserva da Presidência da República, entre eles escritores que participavam de um congresso de literatura infantil.