Perigo no ar: o Esquadrão Acrobático Red Arrows da British Royal Air Force realizando treinamento na segunda-feira em Creta

Uma comissão de inquérito será convocada para identificar a causa do acidente.

O Red Arrows, incluindo a primeira mulher piloto Kirsty Moore, posam para uma foto em Creta, antes do acidente

O "Red Arrows", foi formado em 1965, e completou mais de 4.000 exibições em 53 países e são famosos por suas acrobacias espetaculares.

Muitos pilotos do "Red Arrows" e pessoal de apoio retornaram recentemente de operações no Afeganistão e no Iraque.

O grupo de acrobacias aéreas costuma passar horas afiando sua exibição antes que ela seja vista por centenas de milhares de pessoas a cada verão.

A equipe ostenta o lema 'Eclat", do francês "excelência".

Na véspera (foto), o esquadrão havia feito uma apresentação para jornalistas na base

Colisão entre dois aviões britânicos de acrobacia fere piloto na Grécia

Acidente ocorreu durante treinamento na ilha de Creta.

Aeronave do esquadrão Red Arrows ficou destruída.

Um piloto do esquadrão Red Arrow da RAF (Royal Air Force), ficou ferido após uma colisão no ar entre dois aviões de exibição BAE Systems Hawk T1A em um exercício de treinamento na base aérea de Kastelli, na ilha grega de Creta.

Militares da aeronáutica analisam destroços de avião do esquadrão britânico Red Arrows

O Tenente Mike Ling caiu de paraquedas no chão após ejetar-se de seu avião de 5 milhões de libras, a uma altura de 300 metros, momentos antes de a aeronave cair e ficar "totalmente destruída".

A polícia da ilha grega, disse que o Tenente Ling escapou com apenas um ombro deslocado.

Escapou: o Tenente Mike Ling, com sangue escorrendo de suas feridas, é levado às pressas para um hospital de Creta, com o pescoço imobilizado depois de sobreviver a queda de paraquedas de seu jato

Horror: um homem, que se acredita ser um engenheiro da RAF, examina os destroços do avião

As cenas dramáticas ocorreram nesta terça-feira (23) quando a equipe acrobática da RAF realizava treino em sua pré-temporada anual.

Testemunhas relataram que o avião pareceu tocar a ponta da asa de outro avião do esquadrão britânico Red Arrows antes de cair sobre a pista do aeroporto militar Kastelli.

O piloto do segundo avião, o Tenente Dave Montenegro, pousou em segurança ao lado de outros sete aviões do esquadrão no Aeroporto de Heraklion - cerca de 22 quilômetros do local do acidente.

O esquadrão é formado por 11 pilotos, dos quais nove, voam no famosa formação "Diamond Nine", que já foi realizada mais de 4.200 vez.

A primeira mulher a voar com as "setas vermelhas", a tenente Kirsty Moore, ingressou na equipe este ano.

Durante os últimos quatro meses, a equipe de acrobacia esteve envolvida no treinamento intensivo para a temporada de show aéreo.

O esquadrão é geralmente baseado em Scampton, em Lincolnshire. Sua formação no exterior é chamada de "Operação Springhawk" e é dividida entre as Bases de Creta e Akrotiri, no Chipre.

Danos: O outro jato Hawk que sobreviveu ao acidente. A ponta da cauda e a ponta da asa traseira parecem ter sido arrancadas

Paramédicos levam o piloto para o hospital. Ele escapou com um ombro deslocado

O grupo estava na Grécia para apenas três dias de treinamento quando o acidente aconteceu e não retornaria para o Reino Unido até 25 de maio.

Um funcionário da embaixada britânica disse inicialmente que especialistas gregos e britânicos da Força Aérea acreditavam que o avião tinha caído devido a falha do motor. No entanto, a rádio grega alegou que testemunhas disseram que o acidente foi causado quando dois aviões tocaram as asas.

A suposta colisão pode ter sido registrada em câmera, já que as sessões de treinamento do "Red Arrows" são muitas vezes filmadas para ajudá-los a aprimorar sua exibição antes da intensa temporada de verão.

Sorte em escapar: o tenente Mike Ling, esquerda, sofreu uma luxação no ombro durante o acidente, enquanto o tenente David Montenegro pousou em segurança, sem ferimentos


Fontes: Daily Mail / G1 / AP - Fotos: AP / Reuters / D Legakls / AFP - Noticias Sobre Aviação