Sucessor da linha Celta usará base do sul-coreano Spark
Compacto desenvolvido na Coreia do Sul para ser vendido naquele mercado e na Europa, o Chevrolet Spark não está previsto para o Brasil. No entanto, a GM utilizará sua plataforma em uma nova família de veículos, provavelmente a Onix, que substituirá as linhas Celta e Prisma a partir do ano que vem.
Segundo fontes, o Spark é caro para o mercado brasileiro. Não poderia ocupar o lugar do Celta, o atual modelo de entrada da Chevrolet no País. A solução foi adotar sua base, que é global, e desenvolver um outro veículo, mais simples, nos centros de engenharia e design brasileiros. A família Onix será feita em Gravataí (RS).
Outro que deverá ser fabricado no Brasil é o sedã médio Cruze, que substituirá o Vectra. Isso pode ocorrer no ano que vem. Desenvolvido na Coreia do Sul, o modelo global já está sendo vendido em alguns mercados, como o americano.
Fonte: Ultimo Segundo
Chevrolet Spark, o futuro Celta?
Hatch acaba de ser mostrado na Europa e será vendido também nas Américas
Hatch acaba de ser mostrado na Europa e será vendido também nas Américas
Olhe bem para as linhas do carro ao lado. Quem sabe você o reconhecerá nas ruas brasileiras faqui há dois anos. Ele é o Spark, versão de série do protótipo Beat, cuja escolha foi feita pelos internautas há alguns anos.
O Spark (mais uma alusão à eletricidade) será um hatch sub-compacto com espaço interno generoso, mas dimensões comportadas – seu entre-eixos, por exemplo, é de apenas 2,375 mm. Ou seja, nasceu para o ambiente urbano e investe na praticidade e na versatilidade para vender bem.
Entre o conceito e a versão de produção, uma diferença importante, as portas traseiras, requisito indispensável no modelo. A previsão é que o Spark seja lançado na Europa no começo de 2010. Para ver a reação dos europeus, ele estará no Salão de Genebra, dentro de algumas semanas.
Produção mexicana
Mas o que nós temos a ver com ele? Bem, é certo que o Spark será vendido nos Estados Unidos, por incrível que pareça. Para chegar lá barato, é necessário utilizar a filial mexicana da GM, cujo custo de produção é bem menor. Daí para imaginar o Spark vindo para o Brasil, basta um pouco de vontade.
Mas a probabilidade de ele virar nacional, em lugar do Celta não é absurda. O atual carro mais barato da Chevrolet completará 10 anos no mercado em 2010 e já não é uma base moderna, já que se origina no mais idoso Corsa. Nessa mesma época, o Celta enfrentará, além do Gol renovado, os novos Palio e Uno, projetos 100% inéditos.
Em outras palavras, a Chevrolet precisa de um projeto à altura e o Spark pode ser a solução ou inspiração para um carro nacional com esse visual, porém, mais barato. Segundo a GM, o Spark é um carro mundial, só precisamos saber se o Brasil faz parte desse mapa-múndi.
Fonte: Fast Driver
0 Comentários