Normandie - Niemen & os caças Yakovlev



Até bem pouco tempo, também, pouco se sabia da brava

Escadrille Normandie-Niemen...

Após a capitulação da França diante da Alemanha nazista em 39 dias, os patriotas franceses criaram a Resistência Francesa que, através de um governo extra-territorial localizado na Inglaterra e chefiado pelo general Charles De Gaulle, teve também, seus representantes na aviação de caça...

Nesse primeiro momento da invasão alemã os poucos (recentes) e muito bons caças Dewoitine D-520, de fabricação francesa, resistiram precariamente a avalanche da Luftwaffe.
Logo no começo, pilotando um D-520, o ás Marcel Albert derrubara o primeiro Focke-Wulf FW-190.

Já na Inglaterra, quatorze bravos pilotos e cinqüenta e oito mecânicos franceses mais dezessete mecânicos soviéticos, todos voluntários, já haviam se engajado na Royal Air Force, como também poloneses, novazeolandeses, canadenses, tchecos, belgas, africanos do sul, Irlandeses, norte-americanos, palestinos, rodezianos, etc compunham esquadrilhas agregadas...

De Gaulle criara a Força Aérea da França Livre, e promulgou em 09/1942, o 3° Grupo de Caça “Normandie” (GC3 Groupe de Chasse 3), comandado primeiramente pelo Commandant Pouliquen.

Seis meses da invasão da Rússia (06/1941), houveram conversações entre a França Livre e a União Soviética que resultaram no envio de um esquadrão de doze pilotos para combater no Fronte Leste: De Gaulle achava que os franceses livres deveriam combater em todas as frentes possíveis contra o nazismo.

Em consequência, pilotos, mecânicos e equipamentos viajaram por ar e via férrea através do Líbano, Iraque, Iran e Azerbaijão...para juntar-se aos russos na Base Aérea de Ivanovo, a 250Km ao nordeste de Moscou.

Em maio de 1943, agora já comandados pelo lendário Commandant Jean Tuslane e após treinamento (12/1942 à 01/1943) nos Yakovlev Yak-7V, transferiram-se para a Frente Russa onde mostraram seu valor.
Por sugestão de Joseph Stalin receberam o denominação de “Normandie-Niemen” em homenagem a vitoriosa ação na liberação do rio Niemen, na Bielorussia.

Em 10/1943, Marcel Albert enfrentou, em combate aéreo, o super-ás alemão Hans Phillips, com 216 abates sobre os aliados e o derrotou encerrando sua trajetória de sucesso.

O Normandie-Niemen Squadron se tornara particularmente temido pela Luftwaffe: foi desse grupo que saíu o Ás dos ases franceses, Marcel Albert, com seu escore final de 25 abates inimigos.

Na Frente Russa eles totalizaram 96 pilotos, dos quais 41 foram ases e foram perdidos ao todo 45 pilotos.


-> Selo comemorativo de época.

Durante essa campanha vitoriosa para os aliados e outras adjacentes como: Bryansk, Orel, Ielnia, Smolensk, Königsberg (mais tarde renomeada de Kaliningrad pelos russos), e Pillau, foi utilizado os Yak-1 (03/1943 à 12/1943).

Por essa ocasião o nazista General De Campo Willhelm Keitel decretou que todo piloto francês capturado fosse morto...

Em Tula, Rússia, os Normandie-Niemen receberam para treinamento e uso em combate o novo caça Yak-9D (06 à 09/1944), quando passaram a utilizar o caça-tático de suporte ao solo Yak-9T...


Mas das suas 273 vitórias, 99 foram obtidas pelos Yakovlev Yak-3, o caça mais querido dos pilotos franceses.

Fato relevante de seu valor operacional foi confirmado que, após a entrada desse caça em serviço, em 06/1944, a Luftwaffe, por meio de uma instrução geral, orientou suas unidades a evitar combates com caças Yakovlev, que não tivessem radiadores sob o nariz, abaixo de 5.000metros... O Yakovlev Yak-3 não tinha motor radial, mas a pistons.


Outro fato significativo dessa preferência pelo Yak-3, foi que os Normandie-Niemen, convidados e podendo escolher entre os mais conceituados caças dos aliados, ou seja, os britânicos (Spitfire, Hawker Hurricane, Hawker Tempest), os americanos (P-51, P-47 e F-4U) e os soviéticos (Lavochkin La-5FN e La-7), optaram pelo Yak-3, mais leve e manobrável...”...dominando os céus dos campos-de-batalha em toda frente russa pós-1943...”.
Marcel Albert, quando voara pela RAF, não ficou tão impressionado com o Spitfire, quanto ficou com o Yak-3... e o disse publicamente. Certa vez experimentou o Focke Wulf FW-190 e o considerou os controles duros e difíceis de pilotar...

De 03/1943 à 05/1945 foram destruídos 273 aviões inimigos, recebendo onze citações e condecorações, tanto da França, quanto pela Rússia:

Pela França: Légion d'Honneur, a Croix de la Libération, a Médaille Militaire, a Croix de guerre com seis palmas.

Pela União Soviética: a Ordem da Bandeira Vermelha e a Ordem de Alexander Nevsky.

Individualmente os áses Marcel Albert, Marcel Lefèvre, Jacques André e Roland de La Poype foram apontados como Heróis da União Soviética.

Os Normandie-Niemen retornaram, também, como heróis a Paris em 06/1945.

Em 06/1945 e 04/1947, a Rússia expressou sua gratidão ao regimento Normandie-Niemen oferecendo trinta e sete Yak-3 à França.

Dentre tantas histórias heróicas de toda a Segunda Grande Guerra Mundial, os Normandie-Niemen alçaram seu vôo movidos a patriotismo, bravura e perícia exemplares na História da Aviação de Caça... Foi uma trajetória histórica que, inclusive, ganhou uma série de gibis que figura entre colecionadores e aficionados na Aviação.

Dados sobre o Yakovlev Yak-3:

Foram construídos 4.848 unidades desse incrível caça.
Com motores Klimov de 1700hp e feito de madeira.
Velocidade 650Km/h.
Razão de subida 1.300m/min.
Alcance de 815Km.
Teto operacional de 10.800m.
Armamento 1 canhão 20mm ShVAK com 120 tiros +
2 metralhadoras 12.7mm UBS com 250tiros.

Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Escadron_de_chasse_1/30_Normandie-Niemen
http://aviationartstore.com/albert_2.htm
http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=50&zoneid=24
http://normandieniemen.free.fr/
http://www.ofmc.co.uk/aircraft/yak3.htm
http://www.warbirdalley.com/yak3.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Normandie-Niemen
http://www.ctrl-c.liu.se/misc/ram/yak-3.html

Veja o video:


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Fonte: Blog do Miguel Junior