Exército importante na política dos EUA

O papel do exército é demasiado importante na política externa norte-americana e Washington deve insistir mais na diplomacia e no exercício do “soft power”, o poder de influência, considerou quarta feira o mais alto graduado norte-americano, o almirante Michael Mullen. O exército desempenha um papel vital na força norte-americana, mas “nunca deveria ser o único instrumento”, declarou o almirante Mullen, chefe do Estado-maior das Forças Armadas, num discurso realizado na universidade do Estado do Kansas.

“A política externa norte-americana continua demasiado dominada pelos militares, demasiado dependente dos generais e almirantes que lideram os nossos comandos no estrangeiro, e não suficientemente do departamento de Estado”, disse Mullen.

Polícia britânica detém suspeitos de terrorismo

Os polícias britânicos detiveram quarta feira três homens suspeitos de financiar o terrorismo, alguns dias após a detenção, pelas mesmas razões, de um funcionário da companhia aérea British Airways (BA), anunciou ontem a polícia.
A operação, efetuada por polícias antiterroristas, decorreu durante a manhã de quarta feira na cidade de Berkshire.
Os três homens foram transportados para Londres para interrogatório.
“Três homens foram detidos (...) por um delito presumível de financiamento do terrorismo”, declarou uma porta-voz da polícia em Londres. “Os homens, com 31, 32 e 43 anos, foram detidos em residências diferentes”, acrescentou.

Um grupo terrorista não identificado está a planear ataques contra petroleiros no estreito de Malaca, declarou ontem a Marinha de Singapura, citada por uma associação de armadores. A associação de armadores de Singapura (SSA) indicou ter recebido hoje da Marinha do país uma mensagem segundo a qual “um grupo terrorista prepara ataques contra petroleiros no estreito de Malaca”.

Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter ocorreu ontem no Sul de Taiwan, com epicentro a 35 quilómetros de profundidade, provocando pânico, cortes de eletricidade e paragem dos sistemas de transportes, anunciou o Instituto de geofísica norte-americano (USGS).

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Ojo Manduekwe, esteve ontem reunido com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no âmbito de uma visita a Angola, em que os dois países vão analisar as atuais relações bilaterais.

Os primeiros ministros polaco, Donald Tusk, e russo, Vladimir Putin, vão encontrar-se a 07 de abril em Katyn, para assinalar o 70.º aniversário do massacre de 22 500 oficiais polacos pela polícia secreta soviética, foi hoje anunciado.

A Rússia realizou um teste bem sucedido do míssil balístico intercontinental Sinevá, informou um porta-voz do Ministério da Defesa, citado pelas agências russas.

Islandeses contra indemnização a investidores estrangeiros

Quase três quartos (74 por cento) dos eleitores islandeses vai votar contra a lei Icesave, que prevê indemnizar os investidores estrangeiros lesados pela falência do banco islandês Icesave, no referendo agendado para sábado, segundo uma sondagem.

O estudo desenvolvido pela Capacent Gallup, divulgado quarta feira, indicou ainda que apenas 19 por cento do eleitorado admite votar a favor da nova lei, enquanto oito por cento afirma que irá votar em branco.

A Islândia, país com cerca de 320 mil habitantes, foi fortemente atingida pela crise financeira mundial no final de 2008, que levou à falência de bancos e provocou a queda da moeda e da economia.

O banco Icesave foi um dos casos mais mediáticos e originou um conflito com a Holanda e o Reino Unido sobre o reembolso dos clientes afetados pela falência da instituição financeira.

Ataque mata cinco trabalhadores paquistaneses

Cinco trabalhadores paquistaneses foram ontem mortos e um outro ficou ferido num ataque por homens armados em Kandahar, berço dos talibãs no Sul do Afeganistão, indicaram as autoridades locais e fontes hospitalares.
“Desconhecidos atacaram-nos no distrito 7 de Kandahar. Cinco cadáveres, assim como um ferido, foram transportados para o hospital regional de Kandahar”, declarou Abdul Satar, diretor da unidade de saúde.

Estes trabalhadores paquistaneses deslocavam-se para o distrito de Panjwayi para participar nos trabalhos de construção de uma estrada.

Pelo menos 63 mortos em templo no norte da Índia

Pelo menos 63 pessoas, 37 crianças e 26 mulheres, morreram ontem devido a um movimento de pânico num templo no norte da Índia, informou fonte da polícia.
O movimento de pânico foi desencadeado pela queda de uma porta de metal do templo.

“Contámos todos os corpos e contabilizámos 37 crianças e 26 mulheres que tinham vindo a uma distribuição de dádivas”, declarou um comissário da polícia, S. P. Pathak, presente no local do incidente.
Cerca de 10 000 pessoas tinham-se reunido no templo hindu da cidade de Pratapgarh, a cerca de 650 quilómetros a sudeste de Nova Deli, no estado de Uttar Pradesh, para receber roupa e alimentos distribuídos gratuitamente, precisou.

Segundo este polícia, nenhum homem foi vítima do acidente porque o movimento de pânico ocorreu nas primeiras filas.

Agência Lusa - Jornal da Madeira