https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFjNB8RA9-ChgAQ4qV8CzfVOZuEAaguzcH6c3vxNvrcSzorsbfjKynUZ8L-Kq7p2pLUDyLsbgwHBSBWlFy2KwZMLnFx8G22XIBWNeBXWi71mfmHhq48Lhy3VRhIRlkAahEf9lpBltmpXw/s320/Gripen.jpg

Gripen NG não pode voar para avaliação na Índia,
Saab manda o Gripen D no lugar


A mega competição de US$ 11 bilhões que irá escolher uma nova aeronave de combate multimissão (MMRCA) para Índia está chegando na fase final de avaliação, mas termina com uma potencial controvérsia. Hoje, o último dos seis competidores a ser avaliado pela Força Aérea da Índia — o caça sueco Gripen — voaria até Bangalore para os testes. Mas o caça que pousou na cidade não é o que a Gripen International está oferecendo na competição – o JAS-39IN Gripen NG. Ao invés disso, dois modelos de caças antigos Gripen-D foram os que chegaram.

A Saab sabe que nas avaliações são necessárias as aeronaves que estão sendo oferecidas, o que está deixando os concorrentes deliciados com a notícia já que o Gripen agora está vulnerável a desclassificação.

A chegada do modelo Gripen-D ao invés do Gripen NG tem uma causa simples: a Força Aérea Sueca, tendo optado por adquirir o Gripen NG, ordenou uma série de melhorias no protótipo do Gripen NG. Com essas melhorias em andamento, a agência de certificação sueca, a SMV, exigiu que testes adicionais de voo do protótipo fossem efetuados na Suécia antes da aeronave ser enviada para Índia.

Confirmando esses desenvolvimentos, o diretor da Gripen International na Índia, Eddy de la Motte disse, “O protótipo do Gripen NG não pode simplesmente vir para Índia já que ele é requerido na Suécia para testes e avaliações pela Força Aérea da Suécia a qual está interessada em comprar a aeronave. Os pilotos da Índia não poderão voar no Gripen NG no momento, mas eles terão a oportunidade num futuro próximo.”

http://betomaranhao.blog.uol.com.br/images/Gripen-04.jpg

Os pilotos da Força Aérea da Índia foram convidados a voar com o Gripen NG durante uma visita a suécia entre os dias 6 e 10 de abril. A Gripen International também pediu mais uma data para poder levar o caça Gripen NG para Índia onde poderá ser avaliado.

Mesmo sem ter voado com o protótipo do Gripen NG, os pilotos da Força Aérea da Índia ficaram extremamente impressionados com as capacidades do caça. Além dos magníficos aviônicos e um desempenho em voo superior, eles disseram que o Gripen NG pode pousar em uma rodovia alargada de 800 metros; e então reabastecer, rearmar e decolar num período de 10 minutos. Isso permite que cada Gripen NG possa voar um número de surtidas por dia que nenhuma outra aeronave conseguiria.

Os pilotos da Força Aérea da Índia que visitaram os simuladores da Gripen da Suécia também ficaram impressionados pela capacidade de guerra eletrônica e pelas facilidades no treinamento que ele oferece.

O Minsitério da Defesa da Suécia não espera que a Índia retire o Gripen NG da competição devido a essa falta inesperada. A partir dos olhos dos concorrentes essa foi uma falha grave, mas a decisão de avaliar os caças modelos antigos do gripen e posteriormente decidir se o Gripen NG ainda está no páreo vai caber a Força Aérea e ao Ministério de Defesa da Índia.

Fonte: CAVOK