IRIS Jamaran successfully test fires Noor AShM.

Irã testa navio com capacidade de lançar mísseis

A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier "Jamaran", a primeira embarcação de guerra com essas características construída integralmente no país.

O teste foi realizado em um ponto não identificado do Golfo Pérsico, segundo informações da televisão estatal. O míssil de superfície e antinaval, batizado de Nour, atingiu o alvo situado a 100 quilômetros de distância.

Fontes militares revelaram que o objetivo é fabricar um projétil mais avançado, capaz de alcançar alvos a 300 quilômetros de distância.

Envolvida em uma disputa com a comunidade internacional por causa de seu programa nuclear, a República Islâmica frequentemente anuncia avanços em sua capacidade militar e realiza testes de mísseis em uma aparente tentativa de mostrar preparo para lançar contra-ataques.


IRIS Jamaran (76) and IRIS Alborz (72).

Israel nem os EUA rejeitaram a possibilidade de ação militar se a diplomacia fracassar em resolver a disputa pelo programa atômico do país, que o Ocidente teme ter objetivo militar. O Irã, porém, afirma que seu objetivo é o uso civil, para produção de energia.



Bridge console of the IRIS Jamaran.



Navio moderno

O "Jamaran" é considerado um dos navios de guerra mais modernos da Marinha iraniana e foi inaugurado em fevereiro pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.


IRIS Alborz Captain (Nakhoda Yekom) and Lieutenant (Nav Sarvan). Note skipper's American style cap and vessel designation, as well as the fraternal nature of the crew.

A embarcação pode deslocar até 1.420 toneladas e é equipada com plataformas de lançamento de mísseis, radares e outros instrumentos para a guerra eletrônica.

O Exército iraniano pretende incorporar outro destróier à sua frota em dois anos.

Embora sofra um embargo internacional imposto pelos Estados Unidos e outros países desde a guerra contra o Iraque, nos anos 1980, o Irã iniciou um programa nacional de desenvolvimento bélico em 1992 e atualmente conta com um arsenal modernizado, que inclui mísseis de médio alcance capazes de voar mais de 2 mil quilômetros antes de atingir o alvo.

*Com informações da EFE e Reuters - Via Ultimo Segundo