Su-30MKI da Força Aérea da Índia

Índia se prepara para comprar mais 42 caças russos Su-30

A Índia e a Rússia estão negociando um novo contrato para entrega de 42 caças Su-30MKI para Força Aérea da Índia, informou um jornal indiano nessa terça-feira, citando fontes militares.

De acordo com o jornal Daily News and Analysis, o novo acordo, o qual está avaliado em mais de US$ 3 bilhões, vem sendo trabalhado a vários meses.

Os novos caças de superioridade aérea chegam para somar aos 230 já negociados com a Rússia em três acordos num total de mais de US$8,5 bilhões.

“O [novo] pedido está sendo efetuado devido ao insuficiente número de esquadrões de caça da Força Aérea da Índia e permitirá que nós possamos eliminar potenciais ameaças,” disse uma fonte do Ministério da Defesa da Índia.

A Índia inicialmente encomendou 50 caças Su-30MKI da Rússia entre 1996 e 1998 e depois encomendou mais 40 aeronaves em 2007. A Hindustani Aeronautics Ltd (HAL) foi também contratada para fabricar 140 aeronaves na Índia entre 2003 e 2017 através de um acordo de produção sob licença.

A Força Aérea da Índia atualmente opera com cerca de 100 caças Su-30MKI, principalmente destacados em bases aéreas nas fronteiras com a China e com o Paquistão.

Analistas acreditam que a Índia permanecerá sendo o principal comprador de aeronaves de combate da Rússia nos próximos 15 anos através de contratos existentes e futuros, já que o país necessita modernizar sua frota de caças, os quais incluem Su-30MKI e MiG-29, mas basicamente consiste em antigos caças soviéticos MiG-21 e MiG-27.

Fonte: RIA Novosti – Texto: Cavok