O Ministério da Defesa da Argentina anunciou a aquisição de dois helicópteros Mi-17 para a Força Aérea Argentina (FAA), os quais devem chegar ao país no primeiro trimestre de 2011.
Estes helicópteros de origem russa deveriam ter sido incorporados esse ano na FAA, mas devido aos cortes no orçamento o pedido ficou em espera. Os helicópteros serão destinados para operações na base antártica “Vicecomodoro Marambio”, substituindo os helicópteros Bell 212 que estão atualmente em operação, os quais estão com a capacidade limitada para abastecer as distintas bases na Antártica. Os helicópteros Mi-17 virão equipados para operar em regiões com temperaturas extremamente baixas.
Helicópero AS-332 Super Puma do Exército da Argentina
A ministra da Defesa também anunciou a recuperação dos três helicópteros “Super Puma”, pertencentes ao Exército, que estão fora de serviço por vários anos e espera de manutenções em grande escala que nunca ocorreu. Alguns meses atrás um desses helicópteros foi enviado para França para ser recolocado em operação, e espera-se que as outras aeronaves tenham o mesmo destino.
Desde a retirada de operação dos helicópteros Chinook, a FAA não dispõe de um helicóptero de carga para operar na Antártida, nem capaz de realizar viagens a partir do continente. Atualmente os helicópteros Bell 212, com suas limitações, tem que fazer um pernoite nas bases antárticas.
A Força Aérea teve que aceitar os helicópteros Mi-17 da Rússia devido ao processo de recuperação, operação e manutenção dos Chinook que estão na frota e que estão parados a muitos anos, e que teriam um custo muito elevado para recolocar essas aeronaves em operação novamente.
Fonte: Aviación Militar de Sudamérica – Tradução: Cavok
0 Comentários