Rússia e a Índia desenvolverão um novo caça conjunto de 5ª geração a partir de 2016

Um novo caça de quinta geração poderá ser desenvolvido em conjunto pela Rússia e Índia entre 2015 e 2016, informou uma fonte da indústria russa.

A Rússia e a Índia esperam assinar um contrato de desenvolvimento conjunto para esse novo caça no futuro, focando o conceito do design e as exigências técnicas colocadas pela Índia.

“Eu espero que nós possamos contruir um caça conjunto de quinta geração nos próximos cinco a seis anos. Esse é um projeto complexo que consumirá muitas horas de trabalho em conjunto,” disse Alexander Fomin, representante do Serviço Federal para Cooperação Técnica e Militar da Rússia.

A nova aeronave será basicamente desenvolvida sobre a plataforma do novo caça de quinta-geração da Rússia, o Sukhoi T-50, o qual já fez dois voos de testes e deve ser integrado a Força Aérea da Rússia em 2015.

A fabricante Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) da Índia informou que está procurando participar com 25% no deseign e no desenvolvimento do projeto do novo caça.

Fomin disse que a caça para a Força Aérea da Índia poderia incorporar vários sistemas integrados a bordo desenvolvido por terceiros.

“A integração é boa porque não queremos reinventar a roda e podemos usar aquili que nossos vizinhos já possuem, mas isso também é uma difícil tarefa porque nós precisamos combinar os elementos num sistema unificado,” disse Fomin.

O novo caça para Força Aérea da Índia deverá possuir a configuração de dois assentos, eletrônica avançada e poderá ser armado com mísseis supersônicos BrahMos.

A Rússia vem desenvolvendo seu caça de quinta geração desde 1990. O atual protótipo, conhecido como T-50 (PAK-FA), foi projetado pela equipe de projetos da Sukhoi e fabricado na unidade de Komsomolsk-on-Amur, na Rússia.

Nessa semana o primeiro ministro Vladimir Putin visitou a sede da Sukhoi, onde foi visto pela primeira vez o cockpit do PAK-FA, além da aeronave usada para testes estruturais estáticos.

Fonte: RIA Novosti – Texto: Cavok