Vestígios do rover russo encontrados 37 anos depois

Nasa divulgou fotos da sonda LRO com indícios que datam de 1973

A agência norte-americana publicou uma série de fotos da superfície lunar, esta semana, realizadas pela sonda espacial LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter e um investigador canadense, enquanto analisava imagens da Nasa, encontrou o rasto do rover russo que se perdeu na Lua há 37 anos.

Phil Stooke, cientista da Universidade de Western Ontario, conseguiu encontrar pistas do Lunokhod 2, o rover enviado em 1973 pelos russos que percorreu pelos menos 37 quilômetros de superfície – nesse dia, o robô conseguiu o recorde de distância percorrida num corpo celeste.

Na foto usada por Phil Stook, os rastos do Lunokhod 2 são bastante discerníveis. Segundo o cientista, conhecendo a história da missão, é fácil agora retraçar o percurso do rover soviético.

Paralelamente à descoberta, a Nasa publicou também imagens de duas missões soviéticas: a Luna 20 e a Luna 24. As fotos, também tiradas pela LRO, permitem ver vários objetos perdidos na Lua que datam de há mais de 40 anos. O Lunar Reconnaissance Orbiter é uma nave que orbita a Lua desde 2009.

Fonte: Ciência Hoje - Imagem: NASA - Via: Noticias Sobre Aviação