Bell Huey II - Policia Civil / CORE
Tipo: Heicoptero multi-emprego
Fabricante: Bell Helicopter
Custo unitário: R$ 8 milhões, para a Policia Civil
Primeiro voo: 22 de outubro de 1956 Huey I
Inicio do serviço: 1959 Huey I até hoje, modernizado para a versão Huey II
Primeiros usuários: Exército Americano, Japão, Austrália, Filipinas e Brasil.
Total produzido: cerca de 16.000
Tripulação: 2
Capacidade: 4762 kg, incluindo 15 passageiros ou 6 atiradores
Comprimento: 17.4 m
Largura: 2.6 m
Diâmetro do rotor: 14.6 m
Altura: 4.4 m
Peso vazio: 2.365 kg
Peso carregado: 4.100 kg
Peso máximo de decolagem: 4.762 kg
Motor: 1× Honeywell T53-L-703 Huey II
Velocidade máxima: 240 km/h
Velocidade de cruzeiro: 212 km/h
Alcance: 469 km ou 3 horas de voo sem reabastecimento
Capacidade de combustivel: 799 litros
Altitude de serviço: 4.870 m, podendo aumentar de acordo com as condições do tempo
Razão de subida: 8.9 m/s
Armamento: apenas as armas que são utilizadas pelos atiradores que estão a bordo da aeronave
O programa de modernização do Huey I é o melhoramento de seu desempenho tornando-se o Huey II disponível hoje. O Huey II combina todos os componentes dinâmicos comerciais novos com um confiável motor Honeywell T53-L-703, aumentando seu desempenho em quase 275% em circunstâncias de temperaturas elevadas. Além, disso houve um aumento de carga útil do Huey II para 4762 kg, diminuindo em quase 30% os custos de operação. Com uma frota de cerca de 150 aeronaves em mais de 10 países, tornando-se a plataforma multi-emprego preferida de serviços públicos. O trabalho de modernização é feito pela BellAero localizado em Ozark, Alabama nos Estados Unidos, ficando ela encarregada por cerca de 90% das modernizações até agora. Além do que a modernização, é feita a partir da fuselagem básica do UH-1H, utilizando aviônicas e equipamentos de última geração. Cabendo ao Huey II missões de transporte de tropas em altas altitudes, na evacuação médica em condições quentes do deserto, transporte VIP e no caso da Policia Civil do Rio de Janeiro o combate ao narcotráfico com seu modelo blindado, inclusive as pás da hélice.
O "caveirão do ar", que vai ficar a cargo da Coordenadoria de Recursos Especiais, a Core, será utilizado, em operações planejadas pela Secretaria de Segurança com participação da Polícia Civil. O governo do Rio informou ainda que a compra ocorreu como uma espécie de resposta às tentativas dos criminosos em atingir os helicópteros em outras oportunidades.Em novembro de 2007, o policial civil Eduardo Mattos foi baleado na cabeça e morreu quando estava a bordo de um helicóptero da Polícia Civil e participava de uma operação na região do Morro do Adeus, no subúrbio do Rio.
Fabricante: Bell Helicopter
Custo unitário: R$ 8 milhões, para a Policia Civil
Primeiro voo: 22 de outubro de 1956 Huey I
Inicio do serviço: 1959 Huey I até hoje, modernizado para a versão Huey II
Primeiros usuários: Exército Americano, Japão, Austrália, Filipinas e Brasil.
Total produzido: cerca de 16.000
Tripulação: 2
Capacidade: 4762 kg, incluindo 15 passageiros ou 6 atiradores
Comprimento: 17.4 m
Largura: 2.6 m
Diâmetro do rotor: 14.6 m
Altura: 4.4 m
Peso vazio: 2.365 kg
Peso carregado: 4.100 kg
Peso máximo de decolagem: 4.762 kg
Motor: 1× Honeywell T53-L-703 Huey II
Velocidade máxima: 240 km/h
Velocidade de cruzeiro: 212 km/h
Alcance: 469 km ou 3 horas de voo sem reabastecimento
Capacidade de combustivel: 799 litros
Altitude de serviço: 4.870 m, podendo aumentar de acordo com as condições do tempo
Razão de subida: 8.9 m/s
Armamento: apenas as armas que são utilizadas pelos atiradores que estão a bordo da aeronave
O programa de modernização do Huey I é o melhoramento de seu desempenho tornando-se o Huey II disponível hoje. O Huey II combina todos os componentes dinâmicos comerciais novos com um confiável motor Honeywell T53-L-703, aumentando seu desempenho em quase 275% em circunstâncias de temperaturas elevadas. Além, disso houve um aumento de carga útil do Huey II para 4762 kg, diminuindo em quase 30% os custos de operação. Com uma frota de cerca de 150 aeronaves em mais de 10 países, tornando-se a plataforma multi-emprego preferida de serviços públicos. O trabalho de modernização é feito pela BellAero localizado em Ozark, Alabama nos Estados Unidos, ficando ela encarregada por cerca de 90% das modernizações até agora. Além do que a modernização, é feita a partir da fuselagem básica do UH-1H, utilizando aviônicas e equipamentos de última geração. Cabendo ao Huey II missões de transporte de tropas em altas altitudes, na evacuação médica em condições quentes do deserto, transporte VIP e no caso da Policia Civil do Rio de Janeiro o combate ao narcotráfico com seu modelo blindado, inclusive as pás da hélice.
O "caveirão do ar", que vai ficar a cargo da Coordenadoria de Recursos Especiais, a Core, será utilizado, em operações planejadas pela Secretaria de Segurança com participação da Polícia Civil. O governo do Rio informou ainda que a compra ocorreu como uma espécie de resposta às tentativas dos criminosos em atingir os helicópteros em outras oportunidades.Em novembro de 2007, o policial civil Eduardo Mattos foi baleado na cabeça e morreu quando estava a bordo de um helicóptero da Polícia Civil e participava de uma operação na região do Morro do Adeus, no subúrbio do Rio.
Huey II FOTO 1,Huey original,FOTO 3,FOTO 4,FOTO 5
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