Marinha do Chile prestes a receber aviões CASA C-295 MPA

A Airbus Military, empresa europeia integrante do grupo EADS, informou que está prestes a entregar os três aviões de patrulha marítima e reconhecimento C-295 MPA Persuader encomendados no final de 2007 para a Marinha do Chile.

Fontes da empresa divulgaram que os aparelhos estão em fase de finalização, entretanto, não informou datas definidas para o evento de aceitação das aeronaves.

O contrato com a Airbus Military prevê o fornecimento das três aeronaves C-295 MPA equipadas com a suíte modular integrada de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido pela própria EADS, radar de abertura sintética (SAR) APS-143 (V) 3 da empresa estadunidense Telephonics (equipamento dotado de capacidade de imageamento em alta-resolução e alcance de 200 milhas naúticas), sistema de visualização noturna FLIR Star Safire III, detector de anomalias magnéticas (MAD), compatibilidade com mísseis anti-navio AGM-84 Harpoon da Boeing e com torpedos leves anti-submarino Mk 46. O sistema de comunicações das aeronaves conta com rádios que disponibilizam 16 canais digitais e analógicos, bem como com um sistema de enlace de dados (datalink) SP100 do fabricante chileno Sisdef.

Inicialmente, a Marinha do Chile planejava adquirir um total de oito C-295, sendo quatro da versão de exploração e luta anti-submarina, três de patrulha marítima e um na configuração básica de transporte. As aquisições tinham como objetivo inicial substituir a atual frota formada por aviões Lockheed P-3 ACH Orion e EMB-111AN Bandeirante, além dos EMB-111C e CASA C-212 -100 de transporte. Entretanto, uma revisão nesses planos iniciais efetuados no ano passado, determinou a desativação dos P-3 ACH e a revisão e modernização do equipamento, instalando-se entre outros sistemas, o FITS. A medida deverá postergar a aquisição de cinco novos C-295 previstos no acordo de opção assinado com a Airbus Military.

Fonte: Tecnologia & Defesa