Popa da Corveta Cheonan

Coreia do Sul: Seul responsabiliza Pyongyang por afundamento de corveta Cheonan

O exército sul-coreano pôs em causa a Coreia do Norte, ao afirmar que a corveta Cheonan foi afundada por um torpedo lançado por um submarino norte-coreano, afirmou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

A análise fornecida pelos serviços secretos do exército sul-coreano foi comunicada ao presidente Lee Myung-bak e ao Ministério da Defesa imediatamente depois do naufrágio do navio no final de março, indicou uma fonte militar, que pediu para não ser identificada, citada pela Yonhap.

“Segundo a análise dos serviços secretos militares, submarinos norte-coreanos atacaram o navio com torpedos”, indicou esta fonte.

Segundo a mesma fonte, os submarinos norte-coreanos estão equipados com torpedos com cargas de 200 quilogramas.

Os serviços secretos tinham informado a Marinha sul-coreana antes mesmo do incidente de 26 de março que a Coreia do Norte preparava um ataque, indicou ainda a Yonhap.

O ministério da Defesa sul-coreano não comentou estas informações.

A Cheonan, uma corveta de 1200 toneladas, afundou-se a 26 de março último depois de uma misteriosa explosão que a partiu em dois ao largo da ilha de Baengnyeong, perto da fronteira marítima com a Coreia do Norte.

Quarenta e seis marinheiros morreram no naufrágio, a maioria com cerca de 20 anos.

Seul não tinha até agora posto diretamente em causa a Coreia do Norte, que entretanto negou qualquer envolvimento.

Um dos chefes dos peritos encarregados pela investigação indicou que uma explosão exterior parecia ter causado o naufrágio do navio. Esta tese, excluindo uma explosão no interior do navio, tinha também sido avançada por um marinheiro que sobreviveu ao naufrágio.

Fonte: LUSA